A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC ) participou da 14ª edição do programa Governo Presente, na zona leste de Manaus, neste dia 14 de setembro, com atrações que se apresentaram na escola estadual Ernesto Penafort.
Entre as atividades, estêncil em ecobag e música ao vivo com a cantora Nelly Miranda.
A SEC fez uma feira de economia criativa e serviço de orientação para artistas e produtores culturais sobre inscrição no cadastro estadual da cultura, incluindo atualização obrigatória em cadastro já existente.
A programação começou na quinta-feira (12) com a oficina de pintura em ecobag com a técnica do estêncil, ministrada pelo artista Turenko Beça.
Ele ressaltou a importância da oficina como uma oportunidade para que os participantes adquirissem uma nova habilidade capaz de gerar renda:
“É um empreendimento que pode gerar renda para a pessoa que aprender e com certeza a pessoa já sai daqui com uma habilidade a mais”.
Enquanto Nelly Miranda cantava sucessos dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido e da MPB, o ventríloquo Odinei Aguiar e seu boneco Luizinho e o palhaço Cleiciano Cardoso animavam o público.
Cadastro da cultura
Artistas e produtores do setor puderam se inscrever no cadastro estadual da cultura e, dessa forma, participar de ações da SEC, como os editais de fomento à cultura, por exemplo.
Leia mais
Ações
O secretário Marcos Apolo Muniz afirmou que a humanização das ações da cultura é um dos pontos altos da participação da SEC.
“Penso que a gente trabalha muito o lado humano das pessoas, o lado sensível. É muito bacana esse trabalho que é feito com as crianças aqui, por exemplo, pelos nossos animadores”.
Muniz também disse que a realização da busca ativa do cadastro estadual da cultura nos bairros e as oficinas que são ministradas permitem que as pessoas tenham a oportunidade de aguçar o seu talento e adquirir conhecimento.
“Com isso a gente gera oportunidade à sociedade, para todos aqueles que compreendem na arte, na cultura, na economia criativa um método transformador de vidas acima de tudo”.
Foto: David Martins/Secom