O período de seca nos rios do Amazonas tem afetado a navegação no estado e pode reduzir a capacidade de transporte por eles em 40% em duas semanas e até 50% até outubro.
Como escoa a produção da Zona Franca de Manaus, isso pode influenciar até nas vendas da Black Friday.
A seca é sazonal, isto é, ocorre todos os anos. Mas desta vez ela chegou mais cedo do que o esperado.
Desde agosto, a Marinha do Brasil decidiu restringir a navegação em rios no estado do Amazonas, atingindo três pontos: a passagem do Tabocal, a 339 km de Manaus e as enseadas do Rio Madeira Enseada e do Rio Purus com o Rio Solimões.
O medo do setor de navegação é que o próximo afetado seja o próprio Rio Amazonas, principal hidrovia da região.
Pior cenário
No pior cenário, em função da segurança, não será possível a navegação pelo rio Amazonas. Os navios que navegam por ele são os que permitem o escoamento da produção e mantêm o abastecimento da região com insumos básicos para toda a população e para a indústria local.
No ano passado, a redução de capacidade de transporte foi, em média, de 40%, contra os 50% estimados para este ano. Os produtos que sofrem mais impacto são os mais pesados: alimentos (arroz, congelados e resfriados); cimento; metais; cerâmica; porcelanato; fertilizantes.
“Manaus é uma ilha, não tendo produção de itens como alface e arroz. Nós é que levamos os insumos para lá, o ferro, a areia, o cimento. E também tiramos a produção feita lá. E como não estamos conseguindo navegar com o volume de carga normal, já prevemos para duas semanas uma redução de 45% da nossa capacidade de transporte”, disse Luis Fernando Resano, diretor-executivo da Abac.
A crise atinge a população, podendo refletir em aumento direto do preço dos produtos, pela escassez e por aumento no frete.
É impactada, ainda, a Zona Franca de Manaus, que não consegue escoar seus produtos, o que, dependendo da duração da crise, pode causar desabastecimento no mercado no Sul e Sudeste, em especial na Black Friday, em 24 de novembro.
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Foto: Divulgação