A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon ), ligada ao Ministério da Justiça, orienta os consumidores na hora de fazer compra on line. A orientação é por meio de suas redes sociais e de sua página na internet.
“Devemos ter mais cuidado com as ofertas e com a exposição dos consumidores”, alerta a secretária Juliana Oliveira Domingues (foto ).
E para quem já planeja comprar durante a Black Friday, no próximo dia 27, a dica é redobrar os cuidados para fazer um bom negócio.
Conhecer a reputação da loja, guardar os registros de compras e pesquisar se o site tem conexões seguras são fundamentais para não cair em armadilhas.
De acordo com a Senacon, em caso de problemas, é possível reclamar, sem sair de casa, por meio do www.consumidor.gov.br .
A plataforma do governo federal, portanto, é gratuita e o consumidor fala diretamente com o fornecedor.
Nela, por exemplo, 80% das demandas são resolvidas e o prazo médio de resposta das empresas que participam é de até sete dias.
Consumidor na pandemia
“O comportamento de consumo do brasileiro mudou durante o período de pandemia”, diz Juliana Domingues. Dessa maneira, diz ela, “as compras on-line assumiram posições de destaque na hora de optar pela forma de adquirir produtos e contratar serviços”.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), as reclamações mais que dobraram neste ano. O sistema tem números até outubro de 2020 em “relação à internet” e comparados com 2019.
As principais solicitações, entretanto, estão relacionadas ao vestuário (calçados, roupas e acessórios).
O problema relatado, precipuamente, é a não entrega ou demora na entrega do produto.
Medidas contra o coronavírus
Quando não for possível a compra on-line, orienta a Senacon, é importante que os consumidores evitem aglomerações na semana da promoção. O alerta segue no sentido do dia 27 em lojas e espaços como mercados e comércios de rua.
Usar máscara é fundamental para proteção e higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão.
“Nesse momento, devemos ter mais cuidado com as ofertas e com a exposição dos consumidores dentro dos estabelecimentos que possam colocar em risco a saúde e a segurança, lembrando que esses são princípios basilares do Código de Defesa do Consumidor”, alerta a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Oliveira Domingues.
Confira as dicas da Secretaria Nacional do Consumidor para comprar no Black Friday com segurança:
– Informe-se sobre a reputação da loja que pretende comprar;
– Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção dos dados;
– Guarde todos os registros de suas compras;
– Pense bem antes de efetuar a compra. Pesquise bastante;
– Fique atento a mensagens e sites fraudulentos.
Foto: reprodução/CNN Brasil – 9/9/2020