Sesi-AM inaugura hoje Escola de Referência

A escola passa, com isso, a ser SESI Escola de Referência Dra. Emina Barbosa Mustafa

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 17/09/2024 às 07:46 | Atualizado em: 17/09/2024 às 13:07

O Serviço Social da Indústria do Amazonas (Sesi-AM) inaugura nesta terça-feira, 17, a Escola Sesi de Referência. A obra está localizada no complexo das estruturas do Sesi-AM, na avenida Cosme Ferreira, Aleixo.

Sobretudo, a escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa já existe há 34 anos. Hoje foi inaugurado o pavilhão da tecnologia de educação.

Dessa maneira, a escola passa, com isso, a ser SESI Escola de Referência Dra. Emina Barbosa Mustafa.

Émina Barbosa Mustafa, amazonense de Lábrea, que trabalhou no Sesi por 41 anos.

Émina atuou em todos os escalões técnicos e administrativos do Serviço e chegou aos cargos de diretora da Divisão Socioeducacional, superintendente do Departamento Regional e coordenadora das Delegacias do Acre e Roraima. 

Ela também foi secretária e subsecretária de Educação e Cultura do Estado.

Leia mais

SesiSAÚDE: Unidade Leste reúne serviços para bem estar em um só lugar

Palavra do presidente

“Esse investimento vem estruturar a Escola de Referência do Sesi, que possui uma metodologia de ensino que se alicerça na formação de professores dedicados a formar alunos alinhados com o mundo do trabalho; com uso de material didático próprio, ajustado com uma metodologia de ensino em sintonia com as tecnologias de educação e uma gestão escolar efetiva”, descreve o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e diretor regional do Sesi Amazonas, Antonio Silva.

De acordo com Silva, o novo ambiente vai permitir aos alunos desenvolver o aprendizado na prática, “mão na massa” e de forma integrada”. O pavilhão está composto pelas salas de Ciências da Natureza, Espaço Robótica, Matemática e suas Tecnologias, Espaço Maker, Ciências Humanas e Sociais, e Linguagens e suas Tecnologias.

A reforma também incluiu a melhoria da circulação da escola, fachadas e blocos já existentes, levando em consideração a preservação e ambientação das áreas verdes do entorno da escola.

“A Escola de Referência é um projeto de âmbito nacional, implementado no Amazonas com o objetivo de fazer com que os alunos se tornem protagonistas de sua própria história, na criação, investigação, pesquisa e no debate que são elementos essenciais da metodologia STEAM”, afirma a gestora da Sesi Escola de Referência, Ana Karina Holanda.

A gestora também explica que os alunos irão circular pelos espaços que são verdadeiros laboratórios tecnológicos. “Os professores vão esperar os alunos nas salas, preparados para fomentar o processo de aprendizado, para que construam e criem com suas próprias mãos”.

De acordo com a superintendente do Sesi, Rosana Vasconcelos, nos últimos anos o SESI não mediu esforços para investir no quadro de docentes, incluindo os gestores das escolas, que participam ativamente do Centro SESI de Formação em Educação, sediado em Brasília, um espaço recém-criado com cursos de aperfeiçoamento e até pós-graduação na área do ensino de ciências e matemática, em parceria com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Fotos: divulgação