‘Bolsonaro não odeia índio’, é o que diz que vai provar indígena eleita

Única deputada indígena da Amazônia, eleita pelo Amapá, é militar, de direita e bolsonarista.

Sílvia Waiãpi vai provar que Bolsonaro não odeia indígena

Antônio Paulo, do BNC Amazonas

Publicado em: 12/10/2022 às 18:14 | Atualizado em: 12/10/2022 às 18:46

Parte da bancada que o presidente Bolsonaro (PL) está montando em Brasília, caso se reeleja em 30 de outubro, esteve representada em Manaus nos eventos de campanha na última terça-feira (11). Entre ela, a indígena Sílvia Waiãpi, eleita deputada federal pelo Amapá.

No encontro “Mulheres do Brasil”, comandado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, estiveram presentes a senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos).

Além disso, também compareceram as deputadas Bia Kicis (União Brasil-DF) e Sílvia Waiãpi (PL-AP).

Waiãpi é uma das cinco parlamentares indígenas eleitas em 2022.

É também a única do campo ideológico de direita que apoia Bolsonaro.

Leia mais

“Bolsonaro é leão fora, mas é um gatinho dentro de casa”, diz Michelle 

Peregrinação

De acordo com o assessor especial do governo, Edwin Schroder, a eleição de Sílvia Waiãpi é importante para os indígenas do Brasil.

Por isso, segundo ele, é preciso fazer uma peregrinação para desmistificar que o presidente Bolsonaro não gosta de índio.

Organizações indígenas e entidades que defendem os povos originários afirmam que nunca houve um governo no país que mais trouxe prejuízos aos indígenas e ao meio ambiente.

Leia mais

Movimento indígena considera histórico resultado das urnas, apesar das perdas 

Prova ao contrário

A deputada Sílvia Waiãpi foi questionada sobre essas críticas e afirmações. E ela disse o seguinte:

“As pessoas querem porque querem criar uma falsa ideia de que Jair Messias Bolsonaro odeia mulheres e odeia indígena. Mas, eleita para a Câmara dos Deputados, vou demonstrar e provar que ele sempre esteve ao lado dos povos indígenas”, declarou a parlamentar bolsonarista.

Leia mais

Bolsonarista e indígena, deputada investiu fundo eleitoral na sua estética

São Gabriel da Cachoeira

O assessor especial do governo Bolsonaro, Edwin Schroder, informou que brevemente Sílvia Waiãpi, do Estado do Amapá, fará uma visita a São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, para conhecer a região da Cabeça do Cachorro.

O alto Rio Negro é uma das regiões, não somente do Estado do Amazonas, mas da Amazônia em geral, onde está a maior localização de terras e de populações indígenas.

Foto: Divulgação