Sindarma alerta transportadoras do AM para riscos na seca do rios

Com a descida dos rios o transporte fluvial fica sujeito a riscos como ataques de piratas, garimpeiros ilegais, e ameaรงas naturais como pedras, bancos de areia e troncos de รกrvores

Ferreira Gabriel

Publicado em: 28/07/2023 ร s 17:26 | Atualizado em: 28/07/2023 ร s 17:26

O Sindicato das Empresas de Navegaรงรฃo Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) emitiu esta semana, alerta para as transportadoras de cargas sobre os riscos durante o perรญodo de estiagem nos rios da regiรฃo nos prรณximos quatro meses.

Dados divulgados no inรญcio de julho pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteรงรฃo da Amazรดnia (Censipam), do Ministรฉrio da Defesa, indicam que a previsรฃo para 2023 รฉ que os estados do Norte brasileiro terรฃo chuvas abaixo do normal mesmo para a temporada, e que a estaรงรฃo seca serรก prolongada e rigorosa atรฉ novembro por conta do fenรดmeno El Niรฑo.

Com a descida dos rios, o presidente do Sindarma, Galdino Alencar Jรบnior, explica que os principais riscos para o transporte fluvial no Amazonas sรฃo o aumento dos ataques de piratas, a aรงรฃo de garimpeiros ilegais (nos canais de navegaรงรฃo) e as pedras, bancos de areia e troncos, principalmente na bacia do Rio Madeira e do Solimรตes.

โ€œNestes meses, o tempo de viagem quase dobra porque alguns trechos, como Humaitรก (AM) a Porto Velho (RO), a navegaรงรฃo รฉ suspensa de noite, fica mais lenta durante o dia, e as embarcaรงรตes se tornam um alvo fรกcil para aรงรฃo dos criminososโ€, explicou Galdino, ao acrescentar que as empresas irรฃo reforรงar as escoltas de seguranรงa privadas que acompanham os comboios.

โ€œCom as escoltas, os roubos das quadrilhas caรญram em 2023 e neste semestre ainda nรฃo registramos nenhuma ocorrรชncia, mas todos os dias hรก tentativas e trocas de tiros, que sรฃo evitadas pelos seguranรงas privados que contratamos para garantir a continuidade do abastecimento de combustรญvel e outros produtos de primeira necessidade aos municรญpios do interiorโ€, alertou.

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Passageiros

De acordo com Galdino Alencar, as โ€˜ameaรงas naturaisโ€™ ร  navegaรงรฃo durante a estiagem โ€“ como pedras, bancos de areia e troncos de รกrvores โ€“ nรฃo representam um risco grave para as balsas (petroleiras) uma vez que estas possuem casco duplo de ferro, uma sรฉrie de equipamentos de navegaรงรฃo e tripulantes experientes e conhecedores do regime das รกguas.

โ€œHoje o Amazonas tem a frota de balsas de (petroleiras) mais modernas do Brasil, na qual o risco de vazamento ou acidentes desta natureza รฉ quase nulo, porรฉm ainda hรก muitos barcos de passageiros feitos de madeira que precisam ser modernizados com urgรชnciaโ€, alertou o dirigente, ao citar os โ€˜pedraisโ€™ do Marmelo e do Uruรก, ambos no Rio Madeira, como as รกreas mais perigosas para a navegaรงรฃo regional nos meses de estiagem.

Ainda segundo Galdino, o Sindarma tambรฉm irรก solicitar dos รณrgรฃos pรบblicos estaduais e federais de seguranรงa, o aumento do efetivo e da fiscalizaรงรฃo nos rios para evitar que balsas de garimpos ilegais se instalem (nos canais de navegaรงรฃo) e ameacem a seguranรงa do transporte fluvial atรฉ com a cobranรงa de โ€˜pedรกgiosโ€™ para permitir a passagem dos barcos.

Outro tema que serรก debatido pelo sindicato com o Poder Pรบblico รฉ a falta de infraestrutura portuรกria adequada na capital e nos municรญpios do interior, que dificulta ainda mais o embarque e desembarque de produtos e passageiros.

โ€œAs cargas sรฃo levadas em embarcaรงรตes menores atรฉ a sede do municรญpio, o que aumenta tempo e o custo para o consumidor final, e no caso dos passageiros รฉ ainda pior, porque pessoas idosas e crianรงas tem que andar muito no leito seco para chegar no destino, uma vez que nรฃo hรก portos preparados para atracaรงรฃo dos recreiosโ€.

Foto: Divulgaรงรฃo