Sindarma alerta transportadoras do AM para riscos na seca do rios
Com a descida dos rios o transporte fluvial fica sujeito a riscos como ataques de piratas, garimpeiros ilegais, e ameaรงas naturais como pedras, bancos de areia e troncos de รกrvores

Ferreira Gabriel
Publicado em: 28/07/2023 ร s 17:26 | Atualizado em: 28/07/2023 ร s 17:26
O Sindicato das Empresas de Navegaรงรฃo Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) emitiu esta semana, alerta para as transportadoras de cargas sobre os riscos durante o perรญodo de estiagem nos rios da regiรฃo nos prรณximos quatro meses.
Dados divulgados no inรญcio de julho pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteรงรฃo da Amazรดnia (Censipam), do Ministรฉrio da Defesa, indicam que a previsรฃo para 2023 รฉ que os estados do Norte brasileiro terรฃo chuvas abaixo do normal mesmo para a temporada, e que a estaรงรฃo seca serรก prolongada e rigorosa atรฉ novembro por conta do fenรดmeno El Niรฑo.
Com a descida dos rios, o presidente do Sindarma, Galdino Alencar Jรบnior, explica que os principais riscos para o transporte fluvial no Amazonas sรฃo o aumento dos ataques de piratas, a aรงรฃo de garimpeiros ilegais (nos canais de navegaรงรฃo) e as pedras, bancos de areia e troncos, principalmente na bacia do Rio Madeira e do Solimรตes.
โNestes meses, o tempo de viagem quase dobra porque alguns trechos, como Humaitรก (AM) a Porto Velho (RO), a navegaรงรฃo รฉ suspensa de noite, fica mais lenta durante o dia, e as embarcaรงรตes se tornam um alvo fรกcil para aรงรฃo dos criminososโ, explicou Galdino, ao acrescentar que as empresas irรฃo reforรงar as escoltas de seguranรงa privadas que acompanham os comboios.
โCom as escoltas, os roubos das quadrilhas caรญram em 2023 e neste semestre ainda nรฃo registramos nenhuma ocorrรชncia, mas todos os dias hรก tentativas e trocas de tiros, que sรฃo evitadas pelos seguranรงas privados que contratamos para garantir a continuidade do abastecimento de combustรญvel e outros produtos de primeira necessidade aos municรญpios do interiorโ, alertou.
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Passageiros
De acordo com Galdino Alencar, as โameaรงas naturaisโ ร navegaรงรฃo durante a estiagem โ como pedras, bancos de areia e troncos de รกrvores โ nรฃo representam um risco grave para as balsas (petroleiras) uma vez que estas possuem casco duplo de ferro, uma sรฉrie de equipamentos de navegaรงรฃo e tripulantes experientes e conhecedores do regime das รกguas.
โHoje o Amazonas tem a frota de balsas de (petroleiras) mais modernas do Brasil, na qual o risco de vazamento ou acidentes desta natureza รฉ quase nulo, porรฉm ainda hรก muitos barcos de passageiros feitos de madeira que precisam ser modernizados com urgรชnciaโ, alertou o dirigente, ao citar os โpedraisโ do Marmelo e do Uruรก, ambos no Rio Madeira, como as รกreas mais perigosas para a navegaรงรฃo regional nos meses de estiagem.
Ainda segundo Galdino, o Sindarma tambรฉm irรก solicitar dos รณrgรฃos pรบblicos estaduais e federais de seguranรงa, o aumento do efetivo e da fiscalizaรงรฃo nos rios para evitar que balsas de garimpos ilegais se instalem (nos canais de navegaรงรฃo) e ameacem a seguranรงa do transporte fluvial atรฉ com a cobranรงa de โpedรกgiosโ para permitir a passagem dos barcos.
Outro tema que serรก debatido pelo sindicato com o Poder Pรบblico รฉ a falta de infraestrutura portuรกria adequada na capital e nos municรญpios do interior, que dificulta ainda mais o embarque e desembarque de produtos e passageiros.
โAs cargas sรฃo levadas em embarcaรงรตes menores atรฉ a sede do municรญpio, o que aumenta tempo e o custo para o consumidor final, e no caso dos passageiros รฉ ainda pior, porque pessoas idosas e crianรงas tem que andar muito no leito seco para chegar no destino, uma vez que nรฃo hรก portos preparados para atracaรงรฃo dos recreiosโ.
Foto: Divulgaรงรฃo