Socorro a vítimas de AVC dá prêmio internacional ao Samu Manaus

Avaliado de janeiro a abril, o serviço foi reconhecido com o selo Ouro

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 07/05/2024 às 08:00 | Atualizado em: 07/05/2024 às 09:29

O Samu Manaus concorreu com outros seis serviços semelhantes das capitais brasileiras e conquistou o prêmio principal de três categorias em disputa, a Ouro. O outro vencedor com esse selo é o Samu Curitiba.

O prêmio é internacional, da EMS Angels Awards, vinculado à companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim, em reconhecimento à qualidade do atendimento móvel de urgência a vítimas de AVC (acidente vascular cerebral).

Conforme a Prefeitura de Manaus, essa premiação é quadrimestral e os serviços são monitorados também para as categorias Platina e Diamante.

Os critérios da avaliação são cinco, todos relacionados ao socorro à vítima:

  • tempo médio no local (em minutos);
  • percentual de pré-notificação para o hospital;
  • percentual de doentes entregues em hospitais preparados para AVC;
  • percentual de doentes aos quais os detalhes da medicação são comunicados; e
  • percentual de doentes em que a hora conhecida em que o doente foi visto pela última vez é comunicada. 

No período analisado, o Samu Manaus atendeu 317 chamados relacionados a AVC, dos quais 310 na capital, cinco em Itacoatiara, um em Presidente Figueiredo e um em Rio Preto da Eva.

Leia mais

Samu Manaus sai de cinco para 21 motocicletas-ambulâncias

Investimento

De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, o selo reconhece os avanços da saúde municipal como resultado do investimento no setor.

“Nosso Samu realiza um trabalho de excelência e esse selo internacional representa o reconhecimento de uma avaliação externa ao empenho da equipe de servidores durante todo o processo de socorro, que vai do atendimento da ligação telefônica até o atendimento do paciente no local do acidente”. 

Conforme a prefeitura, o Samu vai receber novos investimentos. Por exemplo, uma nova central de atendimento, com plataforma digital de registros de chamadas, regulação e resultados, além de novas ambulâncias.

O serviço tem 18 anos em funcionamento, com média de 5 mil atendimentos de urgência e emergência por mês.

Foto: Semcom