Suíça anuncia doação para Fundo Amazônia

O anuncio foi feito durante o Fórum Brasil-Suíça de Investimentos e Inovação em Infraestrutura e Sustentabilidade, que ocorre na sede do Ministério das Relações Exteriores.

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 05/07/2023 às 18:24 | Atualizado em: 06/07/2023 às 22:06

O conselheiro da Suíça das áreas de economia, educação e pesquisa, Guy Parmelin, anunciou nesta quarta-feira (05/7) que, nas próximas semanas, o seu país fará as primeiras doações ao Fundo Amazônia. Ele não revelou o montante.

“A partir de hoje, aprimoraremos nosso engajamento. Tenho o prazer de anunciar que a Suíça vai contribuir para o Fundo Amazônia. A primeira contribuição será nas próximas semanas. Queremos lançar essa parceria com o Brasil e outros países”.

O anuncio foi feito durante o Fórum Brasil-Suíça de Investimentos e Inovação em Infraestrutura e Sustentabilidade, que ocorre na sede do Ministério das Relações Exteriores.

Ao lado do conselheiro, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que a Suíça está entre os dez maiores investidores no Brasil,  com 660 empresas instaladas no país.

“Recebemos com entusiasmo as perspectivas de doação, por parte da Suíça, de recursos para o Fundo Amazônia, que é administrado pelo BNDES”, disse o vice.

Leia mais

BNDES gerencia

Países como Alemanha e Noruega já são doadores. Outros, como Estados Unidos e Reino Unido, já anunciaram que vão doar recursos para ajudar na composição do fundo.

De acordo com o BNDES, o Fundo Amazônia é um instrumento para captação de doações direcionadas a ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.

“Gerido pelo governo brasileiro, o fundo tem a destinação de recursos organizada pelo BNDES, visando promover o uso sustentável dos recursos da Amazônia brasileira”, diz o órgão.

Leia mais

Reino Unido garante a Lula R$ 500 milhões ao Fundo Amazônia

A pasta do Meio Ambiente e Mudança do Clima anunciou que o governo pretende captar US$ 30 bilhões para o fundo, oriundo de governos estrangeiros e de fundos privados.

 Foto: Valter Campanato/Agência Brasil