Tanara vestirá Siudohi Waíkahna em sua posse na Ufam

Roupa terá referências ao calendário dos povos do alto rio negro, que se baseiam em constelações e ciclos da natureza para orientar plantio, caça, pesca e colheita (foto: acervo.socioambiental.org)

calendário dos povos do alto rio negro

Neuton Correa, por Dassuem Nogueira

Publicado em: 04/07/2025 às 10:50 | Atualizado em: 04/07/2025 às 16:16

Datalhes da posse da nova reitora da Universidade Federal do Amazonas, Tanara Laushner, hoje, às 19h, prometem chamar atenção.

O evento promete ser diferenciado e ancorar seu simbolismo nos povos tradicionais da Amazônia.

A começar pela roupa e indumentária usada pela nova reitora, assinada pelo estilista Siudohi Waíkahna (etnia conhecida como Piratapuia), o mais renomado estilista indígena da atualidade.

Quem é Siudohi Waíkahna

Siudohi faz uma moda futurista baseado no conceito de o que o futuro é ancestral. Assim, o estilista trabalha com fibras e processos naturais que remetem a memória ancestral.

A roupa a ser usada por Tanara Laushner será feita com fibra natural de cânhamo cujo processo usa pouca água e é sem agrotóxicos.

Sobre o traje talares, haverá referências ao calendário dos povos do alto rio negro, que se baseiam em constelações e ciclos da natureza para orientar plantio, caça, pesca e colheita.

Na última semana, Siudohi esteve em no Festival Folclórico de Parintins em ações do projeto Amazon Poranga Fashion.

Siudohi no bumbódromo

Ele esteve na arena na noite do dia 27 de junho, primeira noite, pelo boi bumbá Caprichoso, empunhando a bandeira “Nossa retomada é ancestral”, ao lado de Wanda Witoto e Alessandra Korap Munduruku.

O estilista também foi responsável pelos vestidos usados por Suzan Monteverde, comentarista do boi Garantido na transmissão da TV Acrítica.

Isabelle Nogueira também já foi modelo em um dos eventos em que Siudohi Studio protagonizou.

Foto: acervo.socioambiental.org