Tefé se prepara para ser capital do médio rio Solimões
Ato prepara TefĂ© para ser ‘capital' do MĂ©dio Solimões.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 04/12/2024 Ă s 07:57 | Atualizado em: 04/12/2024 Ă s 08:56
A cidade de TefĂ©, no Amazonas, foi elevada hoje (4) Ă categoria de municĂpio-pĂ³oo no b Cidades Intermediadoras para o Desenvolvimento Regional.
Esse status se insere no Ă¢mbito da polĂtica nacional de desenvolvimento regional, atravĂ©s da resoluĂ§Ă£o comitĂª executivo do MinistĂ©rio do Desenvolvimento Regional 4, de 19 de setembro, publicada neste quarta-feira, 4 de dezembro de 2024, no DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o.
TerritĂ³rios especificados
O programa, lançado no governo Lula, tem como finalidade ampliar o acesso a oportunidades de trabalho e renda, Ă infraestruturas econĂ´mica e urbana, e a bens e serviços pĂºblicos.
A resoluĂ§Ă£o diz que isso serĂ¡ feito por meio da articulaĂ§Ă£o de polĂticas setoriais federais e da articulaĂ§Ă£o entre ações da UniĂ£o e dos demais entes federativos.
Dessa forma, TefĂ© passa a ser intermediadora de bens e serviços pĂºblicos para os seus entornos.
A resoluĂ§Ă£o chama as 216 cidades intermediadoras de rede policĂªntrica.
No caso de TefĂ©, ela abrange ainda os municĂpios de AlvarĂ£es, Carauari, Fonte Boa, JapurĂ¡, JuruĂ¡, JutaĂ, MaraĂ£, TefĂ© e Uarini.
O que Tefé vai ter
Os mecanismos de financiamento do Programa Cidades Intermediadoras serĂ£o:
- Concessões pĂºblicas;
- Parcerias pĂºblico-privadas;
- Mercado de capitais;
- Fintechs;
- Fundos de investimentos internacionais;
- Fundos setoriais;
- DebĂªntures de infraestrutura;
- AgĂªncias de fomento;
- CAF, BID, Banco Mundial e outros;
- BNDES;
- Bancos regionais;
- Banco do Brasil;
- Caixa EconĂ´mica Federal.
Leia mais
Sem maternidade, hospital de Tefé realiza 98 partos em 13 dias
Foto: reproduĂ§Ă£o/Newton Marcos Leone porto/Catalinas do Brasil