Terremoto de magnitude 7,5 atinge AmazĂ´nia peruana e causa destruiĂ§Ă£o

O tremor chegou a ser sentido em cidades do norte do Brasil

Publicado em: 28/11/2021 Ă s 16:56 | Atualizado em: 28/11/2021 Ă s 17:41

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a AmazĂ´nia peruana neste domingo (28), informou o Centro de Sismologia do Instituto GeofĂ­sico do Peru. O tremor chegou a ser sentido em cidades do norte do Brasil.

Moradores de Cruzeiro do Sul, MĂ¢ncio Lima e Santa Rosa do Purus, cidades do Acre, relataram sentir os tremores por volta das 6h.

O epicentro do tremor foi identificado a cerca de 98 quilĂ´metros do municĂ­pio de Santa MarĂ­a De Nieva, na provĂ­ncia de Condorcanqui, e a uma profundidade de 131 quilĂ´metros.

O distrito de Santa MarĂ­a de Nieva Ă© uma regiĂ£o pouco habitada, Ă  margem do rio Nieva, na fronteira com o Equador, mas hĂ¡ registros de residĂªncias destruĂ­das pelo forte tremor.

Em Lima, a mais de 1.000 quilĂ´metros ao sul do epicentro, o tremor foi sentido com menos intensidade, mas durou o suficiente para que a populaĂ§Ă£o saĂ­sse de casa em algumas regiões.

Um outro terremoto, de menor intensidade, foi registrado durante a madrugada na capital peruana, onde vivem cerca de 10 milhões de habitantes.

A Defesa Civil peruana informou que, atĂ© o momento, nĂ£o hĂ¡ relatos de feridos mas que diversas residĂªncias e construções foram afetadas.

O prefeito de Santa MarĂ­a de Nieva, Hector Requejo, disse em entrevista Ă  rĂ¡dio local RPP que apesar do “movimento imenso”, nĂ£o hĂ¡ nenhum ferido.

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram pedaços das fachadas de edifĂ­cios e parte de casas destruĂ­das apĂ³s o forte tremor que foi sentido tambĂ©m na cidade equatoriana de Loja.

As informações e vĂ­deos sĂ£o do G1.

Foto: ReproduĂ§Ă£o