#Toadas/BNC fecha pré-festival com duelo azul x vermelho
Sebastião Júnior e Patrick Araújo fizeram dueto no palco do último programa antes do festival de Parintins

Por Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 01/06/2024 às 16:42 | Atualizado em: 01/06/2024 às 17:46
O programa #Toadas/BNC realizou, na noite desta sexta-feira, 31 de maio, o último programa da temporada que antecede o Festival Folclórico de Parintins.
A Casa Rayol, mais uma vez, ficou lotada de torcedores de Garantido e Caprichoso em uma noite de encontros emocionantes de talentos contrários.
A programação começou com Leonardo Castelo (Garantido) e Klinger Júnior (Caprichoso) que esquentaram o palco e o público, abrindo a noite e o clima de espetáculo para os dois levantadores que se enfrentam na arena mas que, ontem, proporcionaram um momento inesquecível para a plateia presencial e aos internautas que acompanhavam, ao vivo, pelo canal BNC Play do YouTube. Patrick Araújo (Caprichoso) e Sebastião Júnior (Garantido) cantaram juntos cinco toadas em um momento acústico, no estilo vozes e violão, para o delírio coletivo e explosão de postagens das redes sociais.
Nessa hora, Sabá e Patrick, tio e sobrinho de primeiro grau, respectivamente, deixaram de lado a rivalidade e cantaram, juntos, Tributo a Galdino Pataxó (Caprichoso), Velas Brancas (Caprichoso), Geração Garantido, Romaria das Águas (Garantido) e Coacy Beija-Flor (Caprichoso), com direito a arranjo de violino.
A noite terminou com o show duplo de P.A. Chaves e Arlindo Neto, conhecidos pelo repertório pra cima que não dá chance de ficar parado.
Profissionalização
No momento de agradecimentos, os criadores do #Toadas, Neuton Correa, Neil Armstrong e Juliano Petro Velho, ressaltaram o esforço de um grupo que começou pequeno, com a participação do saudoso Klinger Araújo, atingindo um nível de profissionalismo digno de um grande evento musical. “E a gente fica muito feliz, porque a divulgação do Hashtag Doadas é praticamente só na internet. E aí o povo consegue vir em massa a chamada dos três amigos, que tem esse projeto, que leva para o mundo inteiro, através do BNC Play, o nosso ritmo, os dois lados para cá, de Garantido Caprichoso”, afirmou Juliano.
O diretor-presidente do BNC Amazonas, Neuton Corrêa, lembrou que o #Toadas iniciou como um movimento de artistas do boi-bumbá, entre músicos, levantadores de toada e produtores. “Não foi uma ideia isolada, era uma necessidade que a gente tinha de fazer, reavivar as festas (de boi-bumbá), que ninguém tocava mais. Ninguém fazia mais festas, e a gente resolveu fazer o Hashtag Toadas”, lembrou Neuton Correa.
O #Toadas foi criado em 2017, no formato bem incipiente, mas já sendo transmitido, ao vivo, pela internet, como sendo um dos únicos empreendimentos bancados por um portal de notícias do Amazonas.
O diretor-geral do programa, Neuton Correa Filho, ressaltou a evolução técnica da equipe, não só na parte musical, como nas equipes de apoio. “Ao longo dos anos, a gente foi crescendo aos pouquinhos, e hoje é uma equipe muito grande. Na transmissão, a gente tem mais de 15, no staff, somos mais 10 pessoas, na equipe da produção somos mais 10 pessoas, a banda são 20 pessoas. Hoje, a gente tá inclusive batendo um recorde, porque temos uma banda que você não vê em canto nenhum. É uma banda super completa, que nem uma banda realmente de arena (do bumbódromo)”, afirmou Neuton “Segundo”.
Momentos históricos
O diretor-musical do show, maestro Neil Armstrong, lembrou que o #Toadas já tem um legado considerável, em oito temporadas realizadas. Marcado pelo formato de sempre dividir o palco com representantes dos dois bois contrários, alguns programas entraram para a história dos próprios artistas. Partindo da emoção que o encontro de Patrick e Sabá gerou na noite desta sexta-feira, Neil lembrou de um nome inesquecível para os amantes de boi-bumbá, especialmente, aos torcedores do Caprichoso. “Durante esses sete anos, são oito anos, vivemos momentos incríveis no Hashtag Toadas e um dos programas mais inesquecíveis do Hashtag foi quando Israel Paulain e Arlindo Júnior estiveram no Hashtag Toadas. Foi realmente um programa muito emocionante em que a gente reviveu exatamente quase isso que a gente teve aqui hoje”, afirmou Armstrong.
Evento do boi campeão
O próximo #Toadas acontece somente após o festival de Parintins, no dia 7 de julho, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, também na Ponta Negra.
Será uma homenagem ao boi campeão de 2024.
Parceiros do #Toadas/BNC
Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Samel, Yara Água Mineral, Eneva e Logic Pro.
Leia mais
#Toadas/BNC faz uma noite de emoções na Casa Rayol
Foto: Euzivaldo Queiroz/especial para o BNC Amazonas