Em três meses, ‘Castramóvel’ fez 1,8 mil cirurgias gratuitas em Manaus

Conforme a Sema, que coordena o programa, a unidade funciona todos os dias do ano, incluindo os finais de semana e feriados

Publicado em: 04/01/2022 às 18:47 | Atualizado em: 04/01/2022 às 18:47

A unidade móvel de castração de cães e gatos, batizada de “Castramóvel”, realizou em Manaus pelo menos 1,8 mil cirurgias gratuitas desde outubro de 2021, quando foi inaugurado o projeto da deputada estadual Joana D’Arc (PL).

Conforme a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que coordena o programa, a unidade funciona todos os dias do ano, incluindo os finais de semana e feriados. Isso faz com os atendimentos aumentem a cada mês. Começou com 533 em outubro e fechou dezembro com 798 castrações.

Os gatos têm gerado a maior demanda, com 1.282 castrações nesse período. A maioria, segundo a Sema, de fêmeas: 691 gatas, 364 cadelas.

Para esse trabalho, a Prefeitura de Manaus contratou 22 veterinários, via processo seletivo.

“Esse foi um projeto muito sonhado pela causa animal e que hoje é realidade, está gerando bons frutos e, em um futuro breve, resultará também na diminuição do abandono de animais nas ruas”. É o que afirma o titular da Sema, Eduardo Taveira.

O veículo do “Castramóvel” foi adquirido via emendas parlamentares de Joana e do deputado estadual Saullo Vianna (PTB).

Novo canal de agendamento

De acordo com a Sema, há mais de 20 mil pedidos de agendamento pelo disque-castração. Por essa alta demanda, novas solicitações vão ser recebidas via internet, no site da Sema.

Leia mais

Manaus inicia quarta dose da covid pelos de imunidade debilitada

Foto: Divulgação