TSE publica cassação de Wilton Santos para TRE-AM marcar eleição

Neuton Correa
Publicado em: 15/06/2018 às 06:00 | Atualizado em: 14/06/2018 às 22:42
A partir da próxima segunda, dia 18, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) já poderá marcar a data da eleição para escolher novos prefeito e vice de Novo Airão. O departamento de publicação do diário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já está em mãos com o acórdão da cassação do diploma e do mandato de Wilton Santos (PSDB) e de seu vice, Antônio Tiburtino (DEM).
Neste dia 14, quinta, o TSE encaminhou mensagem eletrônica ao TRE-AM informando esse andamento do acórdão da cassação final de Santos e Tiburtino, ocorrida há quase um mês, no dia 17 de maio.
Baseado em situação parecida, ocorrida com o prefeito eleito em 2016 no município de Novo Aripuanã, o TRE-AM deve realizar a eleição suplementar em Novo Airão dentro de três meses, praticamente coincidindo com a data das eleições majoritárias de 4 de outubro.
No caso de Novo Aripuanã, o acórdão foi publicado em diário oficial no dia 23 de outubro de 2017 e as eleições ocorreram em 4 de fevereiro deste ano. Três meses e 12 dias da publicação da ordem do TSE para realização de nova eleição.
A corte superior, instância final para os casos eleitorais, por 6 votos a 1, cassou o mandato e os direitos políticos de Wilton Santos em 17 de maio último. Condenação que pesa sobre o ex-prefeito, de improbidade administrativa no exercício de mandato anterior, não lhe permitia nem a liberação do registro de candidatura para as eleições de 2016, entenderam os magistrados do TSE.
Essa sessão fatal para as pretensões de Santos e seu vice julgava recurso especial contra decisão do TRE-AM de negar o registro de candidatura dos políticos, isso em dezembro de 2016, logo após o pleito de outubro. A chapa concorreu apenas com registro concedido pelo juiz eleitoral de Novo Airão.
Foto: Reprodução/Perfil de Santos no Facebook