UBS destruída por garimpeiros na terra ianomâmi é revitalizada

A estrutura é a única da região e atende cerca de 500 indígenas.

UBS destruída por garimpeiros na terra ianomâmi é revitalizada

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 18/08/2023 às 16:43 | Atualizado em: 18/08/2023 às 16:43

A Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) de Parafuri, na terra indígena ianomâmi foi revitalizada após ter sido destruída por garimpeiros.

Então, a unidade estava sem atendimento desde março deste ano e foi retomado em agosto, segundo as Forças Armadas. A informação é do G1.

Segundo a publicação, a estrutura é a única da região e atende cerca de 500 indígenas. Isso distribuídos entre as comunidades de Hoxeanatheri, Komomassipetheri, Paapoko, Paapoko II, Warareu e Xahuxipii.

Para isso, entre as ações realizadas estão a manutenção e reparos na rede hidráulica e elétrica. Assim como, a instalação de geradores e a limpeza da pista de pouso.

Ainda de acordo com o g1, Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Ianomâmi e Ye’kwana (Condisi-YY) disse que a retomada é fundamental para a comunidade, que enfrenta um surto de malária.

Cada dia que a gente retoma a unidade básica de saúde onde foi abandonado, que os garimpeiros expulsaram profissionais de saúde, estamos reabrindo com a esperança de salvar o povo yanomami, crianças. Principalmente em Parafuri, onde tem quase 100% dos casos de malária, então essa é a esperança: salvar o povo Yanomami daquela comunidade que sofreu muito, disse.

Leia mais no G1.

Leia mais

Garimpeiros fecham UBS e invadem pista de pouso em terra ianomâmi

Em vingança, garimpeiros incendeiam UBS dos ianomâmis

Foto: divulgação