UEA ganha cursos de doutorado em enfermagem e ciências da Amazônia

Agora, a universidade tem 23 cursos de mestrado e dez de doutorado.

UEA ganha cursos de doutorado em enfermagem e ciências da Amazônia

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 18/07/2024 às 09:27 | Atualizado em: 18/07/2024 às 09:27

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou neste dia 18 de julho que os cursos de doutorado em enfermagem em saúde pública e educação em ciências na Amazônia foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Investimos muito no fortalecimento da educação, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Hoje, conseguimos dar mais um passo importante para a realização dos sonhos de nossos docentes e discentes, especialmente das áreas contempladas. É o momento de celebrar e colher os frutos que são resultado de muito trabalho”, afirmou o reitor André Zogahib.

Produção científica

Para a UEA, o curso de enfermagem atende a uma demanda social da região Norte.

“É a oportunidade de avançar na formação e no desenvolvimento acadêmico e profissional de enfermeiros na região amazônica”, disse a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública, Amélia Sicsú.

Segundo ela, o curso de doutorado incentiva a pesquisa de alto nível, resultando em uma maior produção de conhecimento científico e de tecnologias aderentes à realidade regional.

“Isso não apenas enriquece o acervo acadêmico da instituição mas, também, contribui para a disseminação de boas práticas em enfermagem e saúde pública, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral”.

O curso terá como área de concentração “práticas de enfermagem em saúde pública na Amazônia”, que abrange estudos relacionados ao processo saúde-doença-cuidado, além de ter como enfoque a inovação tecnológica para o cuidado individual e coletivo.

Conforme a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências na Amazônia, Caroline Barroncas, esse é o primeiro doutorado acadêmico na área do ensino no Amazonas e o terceiro na região Norte.

Dessa forma, o doutorado da Amazônia tem como área de concentração “educação em ciências e ensino na Amazônia”.

Leia mais

Zogahib anuncia doutorado inédito da UEA em direito ambiental

Avanços

Sobretudo, ao longo de 2023, a UEA aprovou, junto à Capes, cinco novos cursos de pós-graduação: doutorado em letras e artes e em direito ambiental, mestrado em música, em engenharia elétrica e em geografia.

Como resultado, a aprovação simbolizou uma ampliação em 30% da oferta de cursos no âmbito da pós-graduação.

Dessa forma, partir deste ano, a UEA passa a oferecer 23 cursos de mestrado, dez de doutorado e 200 cursos de especialização.

Foto: divulgação