Unicef promove maratona com adolescentes para combater a covid

Iniciativa conta com a participação de adolescentes do Amazonas e do Pará

Publicado em: 16/04/2021 às 16:35 | Atualizado em: 16/04/2021 às 16:36

O Fundo das Nações Unidas (Unicef), em parceria com o Instituto Peabiru, lança a Maratona Te Sai Covid, na terça-feira, (20), às 16h (horário de Brasília). O lançamento será feito em live no YouTube e Facebook, no perfil do Instituto Peabiru. A princípio, o foco da campanha é promover a prática de comportamentos-chave de prevenção para o combate e controle da pandemia da Covid-19.

Mais de 200 adolescentes e jovens de bairros prioritários dos municípios de Belém e Gurupá, no Pará, e Manaus, no Amazonas, estão convidados a fazer parte do jogo virtual. Neste, portanto, os participantes deverão cumprir missões que possam ajudar a mitigar o impacto da doença em suas famílias e comunidades.

De acordo com a especialista em Comunicação do Unicef Brasil, Ida Pietricovsky, “a estratégia tem o objetivo de promover a prática dos cinco principais comportamentos de prevenção contra à Covid-19, que são: lavar as mãos com água e sabão, uso correto de máscara, praticar o distanciamento social, manter os lugares ventilados e evitar espaços fechados e aglomerações”.

Além disso, Pietricovsky também destaca “o propósito de motivar adolescentes, pais, mães e demais agentes de mudança a retornarem de forma segura às escolas”.

Realizado desde fevereiro, já foram promovidos 14 diálogos no total do projeto.

Leia mais

Unicef e Cáritas desenvolvem ações de prevenção à covid em Manaus

Maratona Te Sai Covid

A Maratona Te Sai Covid será realizada em formato virtual, de 20 de abril a 10 de maio.

Serão três semanas de desafios intensos na maratona. Dessa forma, todos que fizerem as missões, cumprirem as regras do jogo e alcançarem a pontuação necessária, receberão o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Em Manaus, cerca de 50 adolescentes dos bairros prioritários do projeto – Mauazinho e Praça 14 de Janeiro, situados na Zona Sul – estão engajados na construção e implementação da Estratégia Te Sai Covid.

Em Gurupá, pelo menos 60 adolescentes da zona urbana da cidade e de comunidades quilombolas do município estão envolvidos com o projeto. E em Belém, mais de 65 jovens dos bairros prioritários que recebem o projeto – Terra Firme e Telégrafo – participam da ação.

Projeto Te Sai Covid

O projeto também desenvolve atividades com pais, mães, cuidadores, professores e lideranças comunitárias. Em suma, a iniciativa é torna-los agentes de mudança.

Dessa forma, a estratégia conta com 40 agentes de mudança e 30 pais, mães e cuidadores, em Manaus; mais de 50 pais e cerca de 25 agentes de mudança, em Belém; e cerca de 55 pais e 35 agentes de mudança, em Gurupá.

O projeto-piloto teve três fases da Estratégia promovidas. Por exemplo: mapeamento dos agentes de mudança nos bairros prioritários; grupo focal para ouvir os sentimentos desse público em relação à pandemia e o que sabem sobre a Covid-19; e diálogos com foco em orientações para que possam adotar comportamentos-chaves e sejam multiplicadores de informações para adoção das medidas de prevenção contra à Covid-19.

Foto: Lucas Pimentel/UNICEF/BRZ