Vazante: 35 fĂ¡bricas da ZFM dĂ£o fĂ©rias coletivas a 25 mil trabalhadores
ProduĂ§Ă£o industrial vai parar por causa da vazante recorde dos rios, que impede chegada de insumo e escoamento de produtos do Amazonas.

Neuton CorrĂªa, da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 17/10/2023 Ă s 08:57 | Atualizado em: 17/10/2023 Ă s 23:47
Os feitos da vazante atĂpica nos rios da regiĂ£o começam a provocar forte impacto na economia da ZFM (Zona Franca de Manaus) e, por tabela, do Amazonas.
Por exemplo, na semana que vem, 35 empresas do polo industrial da ZFM vĂ£o mandar seus trabalhadores para casa, em carĂ¡ter extraordinĂ¡rio, em regime de fĂ©rias coletivas.
Entre as fĂ¡bricas que vĂ£o parar a produĂ§Ă£o atĂ© o dia 4 de novembro estĂ£o as gigantes LG, Samsung, Yamaha e Philco.
Ao todo, 25 mil trabalhadores vĂ£o para casa.
O acordo de fĂ©rias coletivas começou a ser homologado ontem no Sindicato dos MetalĂºrgicos do Amazonas.
Contas pĂºblicas
O impacto nas receitas do Governo do Estado e das prefeituras serĂ¡ inevitĂ¡vel.
Isso porque a maior fatia da arrecadaĂ§Ă£o do ICMS sai da venda de mercadorias da ZFM para outras regiões do paĂs.
É desse comércio que se compõe também o orçamento do Estado e das prefeituras.
Natal
A crise pode se estender atĂ© o Natal. Esse cenĂ¡rio nĂ£o Ă© descartado pelas empresas. É o que diz o presidente da Eletros, organizaĂ§Ă£o empresarial que representa as gigantes da Zona Franca Manaus, Jorge Nascimento JĂºnior.
“Se continuar por mais uns 20 dias com essa situaĂ§Ă£o de seca e piorando, para o Natal hĂ¡ risco de atendimento”, disse ele.
O presidente da Eletros também fez cobrança ao governo federal.
“NĂ£o estamos vendo notĂcias e informações de que as ações de dragagens estĂ£o sendo realizadas, mesmo o governo federal tendo anunciado mais de 100 milhões em investimentos para isso. SituaĂ§Ă£o muito preocupante”.
Assim sendo, a situaĂ§Ă£o de crise nas finanças do Estado começa a ficar mais claro. Isso porque nos seis primeiros meses do ano o governo estadual teve uma frustraĂ§Ă£o de receita de mais de R$ 1 bilhĂ£o.
Na quarta-feira, dia 11, o governador Wilson Lima revelou que o Estado jĂ¡ estava sendo afetado pela queda na arrecadaĂ§Ă£o da venda de combustĂveis.
Isso tudo como consequĂªncia da vazante atĂpica nos rios da regiĂ£o.
Leia mais
Foto: Ronaldo Siqueira/especial para o BNC Amazonas