O vice-governador Tadeu de Souza (Avante), que representou o Amazonas nesta quinta-feira (28/11), na 15ª edição do Fórum de Governadores, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, cobrou maior cooperação do governo federal com o estado na área de segurança.
Durante a reunião, Souza disse que, somente no primeiro semestre deste ano, foram apreendidas quase 25 mil toneladas de drogas no estado, sobretudo pelas bases do Arpão 1 (rio Solimões) e Arpão 2 (rio Negro).
De acordo com ele, isso representa quase o dobro do que foi apreendido nos demais estados e em toda a região Nordeste.
Conforme observou o vice, a droga chega pelo corredor fluvial de escoamento entre Tabatinga (AM), na fronteira com a Colômbia e Peru, para o restante do país.
“Portanto, em relação à segurança pública, o Amazonas tem as suas especificidades e precisa de um tratamento prioritário e um olhar [diferente] por parte do governo federal, da PEC da segurança pública, do Ministério da Justiça, levando em consideração essas especificidades do corredor logístico do escoamento da droga”, disse ele ao BNC Amazonas após deixar o encontro.
O vice-governador afirmou que, em relação à reforma tributária, outro assunto da pauta, a posição do Amazonas foi pela manutenção das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM).
“É precisa manter os benefícios que hoje são constitucionalmente garantidos e precisa ter continuidade nessa nova plataforma na reforma tributária. Tanto a PEC da segurança quanto a regulamentação da reforma tributária são temas muito caro ao Amazonas pelas suas especificidades”.
Leia mais
Nova reunião
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, classificou a reunião com os governadores como “extremamente profícua” sobre a PEC da segurança. Ele disse que um novo encontro está previsto para o dia 10 de janeiro de 2025.
“A ideia é que nós possamos, já no início do ano, em havendo consenso dos governadores e das governadoras, mandar esse texto para o Congresso Nacional”, disse o ministro.
Participaram do encontro os governadores e vice-governadores do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.
Foto: Ricardo Machado/Secom