Webconferência do TCE-AM debate crimes ambientais na Amazônia
As questões serão debatidas por conferencistas renomados no Brasil e no mundo. Além disso, eles poderão, de forma técnica, compartilhar seus estudos

Ferreira Gabriel
Publicado em: 13/07/2020 às 09:35 | Atualizado em: 13/07/2020 às 09:35
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza na próxima sexta-feira (17), a webconferência “Desmatamentos e Queimadas na Amazônia”, que faz uma discussão acadêmico-científica do crescimento das queimadas e do desmatamento na região amazônica. Para isso, ilustres estudiosos, doutores da área ambiental, foram convidados para palestrar e fomentar o debate ao tema.
De acordo com o presidente do TCE-AM, Mario de Mello, “a discussão que estamos promovendo busca não somente o debate de ideias, mas, também, a associação do que vem sendo estudado e comprovado pela ciência nos últimos anos”.
Conforme o conselheiro do tribunal, “queremos que o debate resulte em iniciativas que possam ser adotadas pelo poder público em todas as esferas para contermos as queimadas e o desmatamento na região”.
Em suma, as questões serão debatidas por conferencistas renomados no Brasil e no mundo. Dessa forma, eles poderão, de forma técnica, compartilhar seus estudos.
Palestrantes
É caso do presidente do Comitê InternationalGeosphereBiosphereProgramme (IGBP), Carlos Nobre, que será um dos palestrantes do evento. A propósito, o cientista brasileiro é graduado em um dos mais renomados cursos de engenharia no Brasil, Instituto Tecnológico da Aeronática (ITA). Bem como tem PhD em meteorologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Carlos Nobre foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por vários anos. Além disso, ele visitou o exterior por diversas vezes. Sobretudo para participar de novos estudos.
Outro profundo conhecedor do desmatamento e das queimadas na Amazônia, o doutor Ricardo Galvão, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também fará sua participação. Ele é membro da Academia Brasileira de Ciências. Sobretudo, foi eleito pela revista científica Nature como pessoa mais importante da ciência, em 2019.
Especialista em desenvolvimento sustentável, manejo de áreas protegidas e ecoturismo, o doutor Ismael Nobre também será um dos palestrantes. Ele obteve especialização e PhD na Universidade de Colorado, nos Estados Unidos. Além disso, por diversas vezes levou estudos ambientais sobre o território nacional ao exterior.
Mesa de debates
Na mesa de debates estarão presentes o Presidente da Associação Nacional de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira. Assim como o Secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira.
O evento terá transmissão pelas redes sociais da Corte de Contas (YouTube, Facebook e Instagram). Sobretudo terá tradução simultânea em inglês, espanhol e interpretação em Libras. Os participantes que desejarem obter certificado pela participação no evento podem fazer inscrição por meio do endereço https://moodle.tce.am.gov.br/.
Foto: Divulgação/TCE-AM
Leia mais
TCE-AM alerta prefeitos e gestores públicos sobre transparência de atos