Governo reforça condições da segurança pĂºblica atuar no AM
Na ocasiĂ£o, o governador anunciou a troca do modelo de arma usada pelas polĂcias

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 31/01/2022 Ă s 11:48 | Atualizado em: 31/01/2022 Ă s 18:51
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), divulgou hoje (31) mais uma aĂ§Ă£o na melhoria das condições de trabalho do sistema de segurança pĂºblica. Ele entregou 65 viaturas quatro rodas, 30 motocicletas e armamentos para as polĂcias. AlĂ©m disso, criou o Grupamento TĂ¡tico MĂ³vel para atuaĂ§Ă£o no interior do estado.
Com essa nova unidade, o governo desloca 44 policiais militares para atuaĂ§Ă£o direta em apoio aos municĂpios. Esse grupamento nasce equipado com 20 viaturas e 30 motocicletas, destinadas a dez cidades. SĂ£o elas: Itacoatiara, Parintins, TefĂ©, Coari, HumaitĂ¡, Tabatinga, Novo AirĂ£o, MauĂ©s, Manacapuru e Autazes.
Dessa maneira, as demais viaturas ficam no policiamento da capital.

Nesse sentido, adquiridas em convĂªnio com o governo federal, as polĂcias receberam hoje 14 metralhadoras 7.62 e 77 mil munições de diversos calibres.
Lima realizou tambĂ©m a formatura de 142 policiais que vĂ£o atuar nas operações Fronteira mais Segura e Divisa mais Segura. Essas ações estĂ£o em andamento nos municĂpios de Coari, Novo AirĂ£o, Tabatinga e Iranduba, segundo o governo.
Da mesma forma, o evento para divulgaĂ§Ă£o dessas ações, em Manaus, o governador gratificou trĂªs policiais militares por apreensĂ£o de armas de fogo em 2021. Cada policial deles receberĂ¡ R$ 20 mil por terem se empenhado nessa aĂ§Ă£o.
AlĂ©m disso, outra medida anunciada pelo governo Ă© a troca do modelo de arma usada pelas polĂcias. Sai de cena a pistola PT.40 e entra a de 9 mm, antes usada pelas Forças Armadas e polĂcias federais.
Leia mais
Wilson Lima convoca 323 aprovados em concurso da PolĂcia Militar
Hora extra
A partir de agora, os policiais militares estĂ£o liberados para tirar hora extra de serviço. Conforme anunciado por Lima em dezembro, o Serviço Extra Gratificado vai reforçar a presença da polĂcia na capital.
Portanto, essa novidade consiste na compra da hora de folga do policial para prestar o serviço ordinĂ¡rio. Segundo o governo, cerca de 3,8 mil agentes da PM estĂ£o em condições de participar, voluntariamente, da hora extraordinĂ¡ria.
Foto: BNC Amazonas