Wilson Lima faz da Serra da Valéria opção ecoturística em Parintins

Conforme o governador, com a melhoria da infraestrutura, a serra vai impulsionar o ecoturismo na região e proporcionar mais renda e desenvolvimento para a população local

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/06/2023 às 17:05 | Atualizado em: 26/06/2023 às 19:55

Com o prefeito de Parintins ao seu lado, o governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou neste dia 26 o complexo da Serra da Valéria como uma nova opção de ecoturismo do município.

A comunidade fica na divisa com o estado do Pará. De barco, a viagem a partir da sede de Parintins dura 12 horas; de lancha, cerca de uma hora.

A serra tem 152 metros e é o ponto mais alto de Parintins, oferecendo uma das vistas mais bonitas da região. Em seu entorno vivem cinco comunidades, além da que leva o seu nome.

Durante a temporada de cruzeiros internacionais, o local é dos destinos preferidos dos turistas, assim como durante o festival folclórico. Em 2022/2023, essa atividade turística injetou cerca de R$ 3,1 milhões na economia; para a temporada 2023/2024, são esperados 35 navios, com cerca de 40 mil turistas.

Leia mais

Seas chama organizações a receber alimentos da Festa dos Visitantes

Acabou a lama

Conforme Lima, com a melhoria da infraestrutura, a serra vai impulsionar o ecoturismo na região e proporcionar mais renda e desenvolvimento para a população local.

Por meio da Amazonastur (empresa de turismo do governo), foram construídas duas estações para recepção dos turistas e uma escadaria, com rampa de acessibilidade.

“A partir de agora ninguém vai mais desembarcar aqui no lamaçal e ter dificuldade de subir, correndo risco de sofrer um acidente”, disse Lima.

Foto: Alex Pazuello/Secom