ZFM: calor no Sul aquece vendas de ar-condicionado no Norte

Vendas de ar-condicionado na ZFM crescem 17% em 2023. Calor extremo no Norte e em outras regiões do país impulsiona as vendas.

Indústria que mais fatura e emprega na ZFM está em queda

Neuton Corrêa , da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 18/03/2024 às 10:36 | Atualizado em: 18/03/2024 às 10:36

A venda de aparelhos de ar-condicionado no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) deu um salto de 17% de 2022 para o ano passado.

São, portanto, números do setor altamente positivos. E ocorrem apesar de fábricas do distrito industrial do Amazonas terem parado a produção por causa da seca histórica dos rios do ano em 2023.

Sem que os grandes cargueiros de transporte de insumos e da produção, empresas se viram obrigadas até a dar férias coletivas aos trabalhadores.

Nesse cenário, o calor extremo na região Norte e em boa parte do país pode ser a explicação desse ótimo resultado de 2023.

Conforme o setor, foi nesse período de calor fora da curva natural de variação do clima e temperatura que as vendas de ar-condicionado produzido na ZFM aumentaram.

Entidade representativa das fabricantes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, a Eletros deve divulgar dados detalhados dessa evolução próximo dia 21.

De acordo com a Eletros, o polo é o principal pilar do parque industrial da ZFM. Afinal de contas, além da forte contribuição no faturamento, emprega quase a metade (45%) dos 112 mil industriários.

TV também em alta

A produção e venda de aparelhos de TV, com a mais moderna tecnologia e tamanhos que transformam a sala de casa em cinema, é outro motivo de comemoração do polo de eletroeletrônico da Eletros.

Desempenho só alcançado em época de Copa do Mundo de futebol aparece no balanço de 2023.

O crescimento de vendas em 2023 foi de 7%.

Para a entidade, pesou nesse saldo positivo a busca do consumidor pelos produtos diferenciados que saem da indústria da ZFM.

Por exemplo, as fabricantes estão entregando muitos lançamentos com produtos 4k e 8k, de alta performance na qualidade de imagem.

Ademais, o setor eletroeletrônico igualmente colhe bons desempenho na produção e venda de videogames embarcados na TV, telas cada vez maiores, muitos aplicativos de streaming e canais próprios com acesso à internet.

Desse modo, todo esse contexto pode explicar o consumo em ano fora da alta do futebol.

Projeção quente

A divulgação da Eletros na quinta-feira deverá trazer uma outra novidade, ainda não consolidada.

Trata-se do resultado das vendas de ar-condicionado nos três primeiros meses deste ano.

É que, neste momento, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste enfrentam altas temperaturas.

Em suma, a se confirmar mais um ano atípico no clima do país, como se verifica no Amazonas agora, a indústria do Amazonas pode esperar essa temperatura elevada nas vendas.

Foto: divulgação/Eletros