O Brasil, segundo a sinhazinha da fazenda

A sinhazinha pode contar as histรณrias de moรงas e mulheres importantes para a histรณria dos prรณprios bois Caprichoso e Garantido

Ednilson Maciel

Publicado em: 23/05/2024 ร s 18:05 | Atualizado em: 23/05/2024 ร s 18:52

O Festival Folclรณrico de Parintins รฉ um retrato das questรตes de seu tempo. Podemos contar a histรณria do รบltimo sรฉculo a partir dele. E atรฉ de suas partes, como a partir de um item.

O item sinhazinha da fazenda, por exemplo, รฉ bastante emblemรกtico de como o discurso sobre a sociedade brasileira ressoou na cultura parintinense nos รบltimos 50 anos.

Ao contrรกrio do que se afirma, a sinhazinha da fazenda nรฃo รฉ uma personagem do auto do boi parintinense. Ela foi, oportunamente, incorporada a ele.

O seu nascimento como item nos leva ร  dรฉcada de 70, do momento no qual o boi-bumbรก de Parintins ainda construรญa seu formato atual.

Nesse tempo, as apresentaรงรตes experimentavam muitos elementos emprestados dos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca. Um deles foi a estรฉtica das portas-bandeiras, com seus longos e portentosos vestidos.

Assim, havia um momento em que se apresentava um conjunto de moรงas vestidas com figurino semelhante aos da porta-bandeira.

Dentre elas, a rainha do artesanato, a rainha do folclore, a porta-estandarte e a rainha da fazenda. Esta, posteriormente, converteu-se em sinhazinha. A do artesanato nรฃo sobreviveu ao tempo.

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A identidade prรณpria

Mas, como a pavulagem รฉ o tempero da arte parintinense, o emprรฉstimo de uma estรฉtica importada do carnaval nรฃo durou muito.

As rainhas do boi logo foram ressignificadas em algo autรชntico.

A partir da inauguraรงรฃo do bumbรณdromo, em 1988, rainha do folclore e porta-estandarte, gradativamente, foram vinculadas ร  estรฉtica indรญgena.

A partir de 1993, a rainha da fazenda se converte em sinhazinha da fazenda. Com o item, nasce o seu lugar no auto do boi.

Ela passa a representar a filha do amo do boi e cria-se uma narrativa em torno dela.

Para fazer jus ao seu novo significado, a sua indumentรกria corresponde ao final do perรญodo colonial, o tempo mรญtico do auto do boi parintinense.

Garantido e Caprichoso passam a ser os brinquedos preferidos de suas sinhazinhas.

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Catalisador do tempo

O ano de 1988, da inauguraรงรฃo do bumbรณdromo, tambรฉm รฉ o da promulgaรงรฃo da atual Constituiรงรฃo do Brasil.

Naquele momento, muito se falou sobre a formaรงรฃo da cultura brasileira. E do que, na รฉpoca, se entendia como suas matrizes culturais: a portuguesa, a negra e a indรญgena.

Nesse sentido, ganha novo fรดlego o livro de Sรฉrgio Buarque de Holanda (pai de Chico Buarque) que se chama “Raรญzes do Brasil”, de 1936.

O autor defende a heranรงa portuguesa para a cultura brasileira.

Nรฃo por acaso, “Raรญzes de um povo” รฉ o nome de uma toada que Chico da Silva fez para o boi Caprichoso em 1990.

Ela comeรงa assim: โ€œร‰ na danรงa do negro, do branco e do รญndio, que estรฃo as raรญzes de um povoโ€ฆโ€.

O boi-bumbรก, como catalisador das questรตes de seu tempo, passa a incorporar em seu formato e em suas apresentaรงรตes o discurso da miscigenaรงรฃo cultural.

Assim, literalmente, criam-se itens de destaque para a cultura branca e indรญgena, tidas como as matrizes da cultura cabocla.

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O embraquecimento das sinhazinhas

A primeira sinhazinha do boi-bumbรก Caprichoso, Karina Cid, รฉ uma moรงa de cabelos negros cacheados e pele escura.

Ela foi rainha do folclore em 1992, quando ainda se apresentavam com longos vestidos.

Em 1993, Karina assume a personagem recรฉm-criada sinhazinha da fazenda.

A primeira sinhazinha do boi bumbรก Garantido รฉ Tame Novo, uma moรงa de pele clara e cabelos negros cacheados.

Ela foi rainha da fazenda em 1992 e, a partir de 1993, passou a ser sinhazinha.

Sua substituta foi Albia Neves, moรงa de pele morena e cabelos negros cacheados. Foi sinhazinha de 1996 a 2000.

A partir de 1999 as sinhazinhas de ambos os bois iniciam um processo de embranquecimento, pois รฉ quando o boi-bumbรก de Parintins assume o discurso de que amo do boi e sua filha sรฃo brancos. Embora, atรฉ o momento, o รบnico amo branco do boi seja Joรฃo Paulo Farias, que defende o item pelo Garantido desde 2020.

Em 1999, Karina Cid รฉ substituรญda por Jeane Benoliel, de pele e cabelos claros. Esta imprime ร  sinhazinha um bailado menos polido.

Em 2001, Vanessa Gonรงalves, filha do entรฃo prefeito ร‰neas Gonรงalves, assume o item no Garantido. Ela deu ร  sinhazinha do Garantido uma personalidade extrovertida, divertida e teatral.
Mรฉrito da personalidade forte de Vanessa, mas tambรฉm do trabalho de aprimoramento cรชnico do teatrรณlogo Chico Cardoso, no boi vermelho.

Em 2007, as sinhazinhas enloirecem. No Caprichoso, รฉ o ano de estreia de Thainรก Valente e em 2008, Ana Paula Ianuzzi assume o item no boi-bumbรก Garantido.

A partir da entrada de Ana Luisa Faria, em 2013, a sinhazinha da fazenda ganha um novo predicado.

Bailarina clรกssica, ela imprime ao item os delicados movimentos de braรงo do balรฉ. A sinhazinha entรฃo ganha traรงos de erudiรงรฃo.

Desafios para um novo tempo

Atualmente, a sociedade brasileira passa por um novo momento.

Presenciamos um processo de reconhecimento de nossa pluralidade รฉtnica, social e cultural.

Assim, nos despedimos do entendimento de que o povo brasileiro รฉ fruto de uma miscigenaรงรฃo cultural. Passamos a compreender que somos muitos Brasis.

Assim, a sinhazinha da fazenda como lugar da exaltaรงรฃo da matriz branca da cultura cabocla comeรงa a perder o sentido. Ela carece de novos significados.

Ou de recuperar os antigos. Pois o auto do boi parintinense pode ser ancorado na vรกrzea do rio Amazonas.

A sinhazinha pode contar as histรณrias de moรงas e mulheres importantes para a histรณria dos prรณprios bois.

Moรงas, mulheres e crianรงas que nรฃo sรฃo brancas nem bailarinas clรกssicas cujas contribuiรงรตes ainda nรฃo sรฃo conhecidas fora de suas comunidades.

Quem foi dona Antรดnia, alรฉm de esposa de Lindolfo? Quem foi Sila Marรงal?

*A autora รฉ antropรณloga

Fotos: reproduรงรฃo/redes sociais