O necrochorume social dos podcasts

Na era da infodemia estes programas estรฃo ajudando a imbecilizar ainda mais o povo

necrochorume dos podcasts Arte Gilmal

Neuton Correa, Aldenor Ferreira*

Publicado em: 23/09/2023 ร s 00:33 | Atualizado em: 23/09/2023 ร s 01:31

A Internet brasileira virou uma โ€œpandemiaโ€ de podcasts. Salvo algumas exceรงรตes, neste tipo de programa, todo tipo de absurdo acontece. 

Os podcasts, na sua maioria, sรฃo verdadeiros porta-vozes de gente รกvida por espalhar desinformaรงรฃo. Hรก de tudo nos programas, desde teorias da conspiraรงรฃo, fake news, misoginia, machismo, negacionismo cientรญfico e polรญtico, ataque ร  democracia e ร s instituiรงรตes etc. 

O formato dos programas recria o ambiente informal e descontraรญdo de uma conversa feita em casa ou em um bar. Todavia, nรฃo hรก compromisso algum com a etiqueta, a boa educaรงรฃo, a รฉtica, o respeito e, acima de tudo, com a verdade. 

Trata-se de um ambiente livre, onde os convidados podem fumar, beber, falar palavrรตes, xingar e caluniar as pessoas. Todavia, a transposiรงรฃo do ambiente descontraรญdo e informal da oikia (casa/lar) para o mundo virtual รฉ um erro. Hรก distinรงรตes importantes que precisam ser feitas entre a esfera pรบblica e a esfera privada.

Pรบblico e privado

Hannah Arendt, na obra A Condiรงรฃo Humana (1989), faz essas distinรงรตes. Ao se referir ao termo pรบblico, Arendt quer mencionar uma dimensรฃo da vida que รฉ o oposto da esfera privada.

O termo pรบblico, para ela, significa, primeiramente, que aquilo que vem a pรบblico pode nรฃo somente ser visto, mas ouvido por todos, inclusive por nรณs mesmos, constituindo-se a realidade. ร‰ o lugar onde as experiรชncias da vida assumem um carรกter desindividualizado e desprivatizado. 

Para Arendt โ€œ[…] hรก muitas coisas que nรฃo podem suportar a luz implacรกvel e crua da constante presenรงa de outros no mundo pรบblico; neste, sรณ รฉ tolerado o que รฉ tido como relevante, digno de ser visto ou ouvido, de sorte que o irrelevante se torna automaticamente assunto privadoโ€.

Por outro lado, a esfera privada, isto รฉ, a esfera do lar, รฉ o lugar onde ocorre a perpetuaรงรฃo da espรฉcie, a manutenรงรฃo biolรณgica da vida, ou seja, รฉ o lugar da intimidade, do labor. Nรฃo hรก relevรขncia pรบblica nisto. 

Arendt diz: โ€œa subjetividade da privatividade pode prolongar-se e multiplicar-se na famรญlia; pode atรฉ tornar-se tรฃo forte que o seu peso รฉ sentido na esfera pรบblica; mas esse โ€˜mundoโ€™ familiar jamais pode substituir a realidade resultante da soma total de aspectos apresentados por um objeto a uma multidรฃo de espectadoresโ€.

Portanto, os podcasts, ao tentarem reproduzir virtualmente um ambiente tรญpico da oikia, ou seja, da esfera privada, empobrecem a esfera pรบblica e ambas perdem suas principais caracterรญsticas. A esfera pรบblica empobrece-se ao abrigar as aรงรตes e atividades da intimidade do lar. O resultado disto รฉ a produรงรฃo de necrochorume, social e cultural, que temos visto.ย 

Grande problema social

Certamente estamos diante de um grande problema social, dada a amplitude e a proliferaรงรฃo dos podcasts no paรญs sem nenhum tipo de regulamentaรงรฃo. Isto รฉ preocupante, pois uma parte considerรกvel da sociedade brasileira nรฃo รฉ devidamente pronta para filtrar as informaรงรตes e desinformaรงรตes propagadas na maioria destes programas. 

Sei que hรก exceรงรตes, porรฉm, na era da infodemia estes programas estรฃo ajudando a imbecilizar ainda mais o povo. E, pior, sob o argumento da liberdade de expressรฃo, muitos podcasts ajudam a propagar o รณdio de classe e preconceitos de todas as ordens. O mais agravante รฉ que vivenciamos uma produรงรฃo diรกria e em larga escala de necrochorume social. 

*Sociรณlogo

Arte: Gilmal