O Sputnik e os paradoxos da modernidade
Aldenor Ferreira celebra os avanรงos do Sputnik para lamentar que esses mesmos avanรงos possibilitaram que demรดnios comemorassem os assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira

Neuton Correa, Aldenor Ferreira*
Publicado em: 18/06/2022 ร s 00:01 | Atualizado em: 18/06/2022 ร s 11:06
Em 1957, foi lanรงado pela entรฃo Uniรฃo das Repรบblicas Soviรฉticas (URSS), o satรฉlite artificial Sputnik. Esse acontecimento, sem dรบvidas, criou as bases para a revoluรงรฃo tecnolรณgica e industrial de nosso tempo, trazendo consigo mudanรงas profundas na sociabilidade humana.ย
Acerca desse tema, Hannah Arendt, no texto A condiรงรฃo Humana (2007), observou que esse feito ultrapassou todos os outros, atรฉ mesmo a desintegraรงรฃo do รกtomo. O curioso, porรฉm, afirma a autora, โรฉ que essa alegria nรฃo foi triunfal; o que encheu o coraรงรฃo dos homens que, agora, ao erguer os olhos para os cรฉus, podiam contemplar uma de suas obras, nรฃo foi orgulho nem assombro ante a enormidade da forรงa e da proficiรชncia humana. A reaรงรฃo imediata, expressa espontaneamente, foi alรญvio ante o primeiro โpasso para libertar o homem de sua prisรฃo na Terraโโ.ย
O Sputnik permaneceu durante algumas semanas na รณrbita da Terra, seguindo a mesma lei de gravitaรงรฃo que a Lua. Tal feito foi saudado com grande entusiasmo pela URSS, afinal, tratava-se de uma das maiores realizaรงรตes cientรญficas do paรญs naquele momento. A partir daรญ, inaugurou-se uma nova era na histรณria da ciรชncia, da tecnologia e da prรณpria humanidade.
Diante desse quadro tecnolรณgico moderno, Arendt, a partir de um juรญzo de constataรงรฃo, afirma que โaquilo que os homens haviam antecipado em seus sonhos, sonhos que nรฃo eram loucos nem ociosos, realizou-se plenamenteโ.
De fato, o Sputnik foi o primeiro passo dado rumo ao desenvolvimento das telecomunicaรงรตes, que, possibilitaram outras descobertas cientรญficas e inovaรงรตes tecnolรณgicas. De lรก para cรก, passamos a viver em um ambiente โtรฉcnico-cientรญfico-informacionalโ โ para citar, aqui, o geรณgrafo Milton Santos โ cada vez mais complexo.
No campo econรดmico, Anthony Giddens afirma que a taxa de inovaรงรฃo tecnolรณgica promovida pela indรบstria moderna รฉ muitรญssimo maior do que em qualquer outro tipo anterior de ordem econรดmica: โo capitalismo promove a constante revisรฃo da tecnologia de produรงรฃo, um processo em que a ciรชncia estรก cada vez mais envolvidaโ.
Assim, a partir da realidade tรฉcnico-cientรญfico-informacional, o cotidiano de homens e mulheres, bem como da natureza, nos quatro cantos do planeta, foi profundamente alterado. Surgiram novos produtos eletrรดnicos, quรญmicos, farmacรชuticos, mรฉdico-hospitalares e de diagnรณsticos de saรบde, alรฉm de novos instrumentos mecรขnicos e de complexos e sofisticados sistemas de comunicaรงรฃo, de navegaรงรฃo, de transportes etc.
Contudo, parece que todo o avanรงo cientรญfico e tecnolรณgico do mundo moderno nรฃo se traduziu em efetiva garantia de manutenรงรฃo da vida no planeta, tampouco na elevaรงรฃo espiritual da humanidade. O modo de vida contemporรขneo รฉ invariavelmente insustentรกvel do ponto de vista do ambiente e claramente deprimente do ponto de vista da รฉtica, da solidariedade, das liberdades e dos valores democrรกticos.
Desse modo, paradoxalmente ao desenvolvimento cientรญfico e tecnolรณgico ocorrido em muitos paรญses, houve o aumento da desigualdade social, da degradaรงรฃo do meio ambiente e, fundamentalmente, o recrudescimento da xenofobia, do nacionalismo tacanho, da corrupรงรฃo, do narcotrรกfico e do autoritarismo.
Vivemos, portanto, cotidianamente, โas consequรชncias [e os paradoxos] da modernidadeโ, como descrito por Giddens, pois temos tecnologia de ponta em nossos lares, mas uma centena de pedaรงos de satรฉlites desativados (lixo espacial); temos amplo acesso ร informaรงรฃo, mas vivemos a era da pรณs-verdade.
Ainda, destaca-se a abundante oferta de alimentos na triste realidade de milhรตes de pessoas passando fome em todo o mundo, alรฉm de medicamentos de ponta indisponรญveis apenas para os que nรฃo tem os recursos necessรกrios e morrem ร sua espera. Por fim, sublinho as garantias constitucionais de liberdade de expressรฃo, de credo e de culto que acabam por serem censuradas pelo poder polรญtico, econรดmico e religioso. Nรฃo รฉ exagero constatar que estamos bem servidos de contradiรงรตes.
Logo, mesmo que pela primeira vez na histรณria tenhamos condiรงรตes materiais e simbรณlicas para nos tornamos seres humanos melhores, paradoxalmente, nรฃo avanรงamos tanto nisso. Por sua vez, o mal nรฃo perde a oportunidade de se aproveitar dessas mesmas condiรงรตes.
Certamente o Sputnik possibilitou a criaรงรฃo do โadmirรกvel mundo novoโ da internet e das redes sociais โ algo bom, necessรกrio a todos(as) โ, entretanto, contraditoriamente, esse mesmo espaรงo deu voz a demรดnios que, supostamente, sรฃo seres humanos.
No Brasil, especificamente, esses demรดnios, utilizando-se da tecnologia da informaรงรฃo, chegaram ao poder, institucionalizando prรกticas e comportamentos deplorรกveis, como comemorar e divulgar nas redes sociais o assassinato cruel e covarde de ativistas ambientais em pleno santuรกrio amazรดnico.
Atualmente, em poucos lugares do mundo vive-se, de forma tรฃo aguda, os paradoxos da modernidade como no Brasil. Precisamos mudar isso, urgentemente.
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*Sociรณlogoย
Foto: Reproduรงรฃo/YouTube/EuroNews