Os flutuantes e o direito ao lazer em Manaus
Nรฃo se pode aceitar que, sob o manto sagrado da questรฃo ambiental, seja feita uma espรฉcie de limpeza social daquela รกrea

Neuton Correa
Publicado em: 26/08/2023 ร s 02:00 | Atualizado em: 24/08/2023 ร s 11:17
O historiador e sociรณlogo brasileiro Sรฉrgio Buarque de Holanda, no clรกssico Raรญzes do Brasil, afirma que, diferentemente do โzelo minucioso e previdente que dirigiu a fundaรงรฃo das cidades espanholas na Amรฉricaโ, as cidades fundadas pelos portugueses foram pensadas com base em um enorme desleixo.
Sรฉrgio Buarque afirma que โa cidade que os portugueses construรญram na Amรฉrica nรฃo รฉ produto mental […]โ. Segundo ele, nรฃo houve โnenhum rigor, nenhum mรฉtodo, nenhuma previdรชncia, sempre esse significativo abandono que exprime a palavra desleixoโ.
A cidade de Manaus, seguindo a tradiรงรฃo portuguesa, nรฃo goza de quase nenhum planejamento urbano desde a sua fundaรงรฃo. O seu centro histรณrico possui uma arquitetura comprimida e sem grandes espaรงos para a circulaรงรฃo de pessoas, muito diferente das capitais dos paรญses colonizados pelos espanhรณis, como Assunรงรฃo e Lima, que possuem enormes praรงas com seus traรงos retilรญneos em seu centro histรณrico.
Fiz esta breve contextualizaรงรฃo para falar que em uma cidade que nรฃo possui, em sua arquitetura e planejamento urbano, amplos espaรงos de circulaรงรฃo e lazer gerados pelo poder pรบblico, os moradores irรฃo criar os seus prรณprios espaรงos. Assim, apropriando-se de รกreas que possibilitem momentos de lazer.ย
Tarumรฃ
Este รฉ o caso dos flutuantes que estรฃo fundeados no Rio Tarumรฃ, em Manaus. Estes passaram a existir e a se proliferar a partir de uma demanda de lazer da populaรงรฃo. Essas estruturas se transformaram em espaรงos de diversรฃo a preรงos relativamente acessรญveis para o conjunto da populaรงรฃo manauara.
Trata-se de algo legรญtimo, afinal, todos devem ter o direito ao lazer garantido pelo poder pรบblico. Ainda mais se tratando de uma cidade que รฉ โassassinaโ de igarapรฉs, espaรงos que outrora eram usados com frequรชncia pela populaรงรฃo para diversรฃo nos finais de semana.
Neste รขmbito, รฉ preciso que o poder pรบblico estadual e o municipal discutam ampla e democraticamente com a sociedade sobre o tema dos flutuantes instalados ao longo do Rio Tarumรฃ. A retirada dessas estruturas nรฃo pode ser feita de forma unilateral, via decreto. Um procedimento assim seria o cerceamento do direto do manauara ao lazer dentro do perรญmetro de sua prรณpria cidade.ย
Limpeza social
Ademais, nรฃo se pode aceitar que, sob o manto sagrado da questรฃo ambiental, seja feita uma espรฉcie de โlimpeza socialโ daquela รกrea. Todos sabem que o Tarumรฃ fica localizado na regiรฃo da cidade onde os ricos endinheirados moram. ร por lรก que ficam as marinas que hospedam lanchas e iates milionรกrios.ย
Em tempo, o equacionamento da questรฃo ambiental รฉ atribuiรงรฃo do poder pรบblico. Este deve buscar uma soluรงรฃo (e tem) para a questรฃo do uso da รกgua e do tratamento do esgoto dos flutuantes. O que nรฃo pode รฉ impedir os donos dos flutuantes de trabalhar, tampouco privar os trabalhadores manauaras do direito ao lazer em sua cidade.
Esta questรฃo รฉ interessante, pois, de modo geral, o brasileiro nรฃo tem acesso qualitativo ร cidade. Desde a colonizaรงรฃo, como aponta Sรฉrgio Buarque, as cidades sempre foram construรญdas de forma a promover a exclusรฃo social e econรดmica, impulsionando desta forma um verdadeiro apartheid no perรญmetro urbano. Em Manaus, isto nรฃo รฉ diferente.
Assim sendo, concluo, afirmando que os flutuantes alocados no Rio Tarumรฃ representam a democratizaรงรฃo dos espaรงos naturais de lazer e entretenimento da cidade. Eles democratizam tambรฉm o acesso ao rio, algo que รฉ uma necessidade da alma amazonense. Sem o rio, nรณs morremos material e simbolicamente.ย
Sociรณlogo
Arte: Gilmal