Acusado de plĂ¡gio para entrar no TJ-AM, advogado renuncia Ă disputa

Publicado em: 25/05/2018 Ă s 19:24 | Atualizado em: 25/05/2018 Ă s 19:24
Por Rosiene Carvalho, da RedaĂ§Ă£o
A ComissĂ£o Eleitoral da Lista SĂªxtupla da vaga de desembargador da OAB-AM suspendeu a inscriĂ§Ă£o do advogado e professor de Direito Helso do Carmo Ribeiro Filho na disputa alegando que o mesmo fez plĂ¡gio de famosos pareceres de sites da internet.
Horas depois dessa decisĂ£o, o advogado, ao contrĂ¡rios dos demais barrados que concorrerĂ£o sub judice, renunciou Ă disputa.
Neste sĂ¡bado, dia 26, a OAB-AM promove a primeira fase da eleiĂ§Ă£o para desembargador quando os advogados aptos ao voto irĂ£o Ă s urnas. Os seis mais votados estarĂ£o na lista a ser encaminhada ao TJ-AM que, em nova votaĂ§Ă£o, formarĂ¡ lista trĂplice a ser encaminhada ao governador do Estado.
A comissĂ£o, na decisĂ£o, indicou que os plĂ¡gios e documentos alterados foram apresentados na inscriĂ§Ă£o Ă OAB-AM para simular comprovaĂ§Ă£o de sua atuaĂ§Ă£o profissional em dez anos, exigidos para estar apto Ă assumir a vaga no TJ-AM.
AlĂ©m de barrar a candidatura do advogado Helso do Carmo Ribeiro Filho na noite desta quinta-feira, dia 24, a ComissĂ£o Eleitoral tomou uma sĂ©rie de medidas mais graves em funĂ§Ă£o da conduta que o advogado adotou para disputar a vaga de desembargador.
A comissĂ£o encaminhou os documentos suspeitos de ilegalidades Ă PolĂcia Federal e aos MinistĂ©rios PĂºblicos Federais do Amazonas e de Minas Gerais, alĂ©m de pedir que o Tribunal de Ética da OAB-AM e conselho seccional da ordem analisem a questĂ£o e suspendam “imediatamente” a carteira dele como advogado.
A decisĂ£o envolvendo o nome de Helso do Carmo Ribeiro Filho deixou mutos advogados e advogadas surpresas em funĂ§Ă£o do histĂ³rico do candidato que tambĂ©m Ă© professor em faculdades particulares de Direito em Manaus.
A comissĂ£o eleitoral tambĂ©m determinou o envio de pareceres plagiados para os autores do mesmo que devem analisar e tomar as providĂªncias que acharem cabĂveis.
Pareceres falsos
A denĂºncia contra Helso diz que ele apresentou “pareceres jurĂdicos de propriedade de terceiro” como se fossem dele, tendo ainda feito alterações na data e autoria dos mesmos e criado contratos falsos para sustentĂ¡-los.
Na anĂ¡lise preliminar das denĂºncias contra Helso, a comissĂ£o constatou que hĂ¡ fortes indĂcios  de que a acusaĂ§Ă£o seja verdadeira e, por isso, pede que outros Ă³rgĂ£os possam se debruçar mais detidamente sobre o problema que considera grave.
A comissĂ£o constatou que, em funĂ§Ă£o da “quantidade de pareceres copiados da internet”, considera importante analisar os contratos dos trabalhos suspeitos de plĂ¡gio apresentados Ă comissĂ£o no momento do pedido de registro.
A suspeita, neste ponto, segundo a decisĂ£o da comissĂ£o eleitoral, Ă© que o advogado alĂ©m de usar pareceres de outros advogados e alterar dados para fazer parecer que eram dele, tambĂ©m fraudou documentos para simular contratos que nunca existiram.
De acordo com a comissĂ£o, em alguns dos pareceres apresentados por Helso como dele hĂ¡ fortes indĂcios de plĂ¡gio. Estes pareceres tĂªm assinaturas famosas. Um deles, segundo a comissĂ£o, Ă© do professor Francisco Rezek “feito Ă pedido do Dr Antonio Fernando Barros e Silva de Souza e Dr Marcelo Nobre, para ser usado na defesa do ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB)”.
Outro exemplo de parecer suspeito de plĂ¡gio na documentaĂ§Ă£o apresentada pelo candidato Ă© do parecer do caso de Cesare Battisti “solicitado pelo Instituto dos Advogados do Brasil”. HĂ¡ ainda parecer jurĂdico suspeitos de terem sido copiados de funcionĂ¡rios pĂºblicos do Governo do Estado de Minas.
A comissĂ£o compreendeu que, numa analise preliminar, nĂ£o sĂ£o apenas trechos coincidentes entre os pareceres e os apresentados pelo candidato a desembargador. SĂ£o pareceres inteiros cujo teor Ă© idĂªntico aos dos famosos pareceres.
A reportagem tentou contato com o advogado Helson do Carmo Ribeiro, mas as chamadas nĂ£o foram atendidas.
Foto; DivulgaĂ§Ă£o/Facebook