Alberto Neto é parlamentar do AM mais influente nas redes sociais
Segundo ranking, Alberto Neto está entre 50 melhores do Brasil nas redes sociais

Iram Alfaia, de Brasília
Publicado em: 12/03/2020 às 16:50 | Atualizado em: 12/03/2020 às 16:50
Com mais de um milhão de seguidores no Faceboock, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) é o parlamentar mais influente do Amazonas nas redes sociais.
De acordo com ranking divulgado nesta quarta-feira, dia 11, pelo FSBinfluênciaCongresso, ele está entre 50 melhores do Brasil.
Conforme esse ranking, liderado pela deputada Carla Zambeli (PSL-SP), o deputado ocupa a 41ª posição, com nota 6,5. Portanto, está bem acima dos demais parlamentares do estado.
Por exemplo, o segundo melhor posicionado do Amazonas é o senador Eduardo Braga (MDB), com nota 1,8.
Por sua vez, Braga está um pouco acima dos colegas de bancada. Os deputados Delegado Pablo (PSL), Marcelo Ramos (PL), Silas Câmara (Republicanos) e o senador Plínio Valério (PSDB) ficaram com 1,2.
Logo em seguida está o petista José Ricardo, com 1,1 de nota.
Segundo o ranking, três ficaram com notas abaixo de 1,0. São o deputado Bosco Saraiva (SD), 0,9; senador Omar Aziz (PSD), 0,2; e deputado Átila Lins (Progressistas), 0,2.
Posts são base
De conformidade com o FSBinfluênciaCongresso, a metodologia é o monitoramento das publicações. Para este ranking, usou os posts entre os dias 1º e 29 de fevereiro.
Foram capturados e analisados o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (páginas públicas), no Instagram e no Twitter.
“Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas”, explicou nota do FSB.
Leia mais
Bolsonaro é liderança mais popular nas redes sociais, aponta Quaest
Ranking nacional
No ranking por unidades da federação, o Amazonas ficou em 17º lugar. Nesse quesito, os parlamentares de São Paulo (maior bancada) foram os que mais influenciaram nas redes sociais, seguidos do Rio de Janeiro e Paraná.
Além de Carla Zampelli (81,1), os cinco melhores posicionados são os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) com nota 74,2, Bia Kicis (PSL-DF) 45,5, Gleisi Hoffmann (PT-PR) 34,9, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) 33,8 e Joice Hasselmann (PSL-SP) 33,5.
Leia mais
TSE endurece a fiscalização do uso das redes sociais nas eleições
Segurança pública
Eleito com 107.168 votos (6,08% dos votos válidos), Capitão Alberto Neto, que é oficial da Polícia Militar do Amazonas, credita sua boa performance ao trabalho de divulgação nas redes para aproximar os policiais da sociedade.
“Mostrando que o policial não é inimigo, ele é protetor da sociedade. Acho que essa pegada foi inédita, ninguém fazia isso, procurando se comunicar bem perto do público”, disse ele ao BNC AMAZONAS.
Lembrou também que foi eleito “praticamente pelas redes sociais”. Hoje, esses são canais utilizados para a divulgação do seu nome e propostas.
Leia mais
Candidato será responsabilizado por fake news em 2020, aprova TSE
Gabinete virtual
Ele revelou que agora está usando o gabinete virtual para se aproximar ainda mais do público.
“Você baixa o aplicativo, entra no meu gabinete e vota junto comigo. Isso aumenta a interatividade e faz com que a população participe do mandato na rede social (…) Utilizei isso na segurança pública com sucesso e, agora, estou utilizando durante o mandato”, explicou.
Foto: Reprodução/Facebook