Aliados de Lula no AM não vão ao lançamento da candidatura dele
O senador Omar Aziz e os deputados Marcelo Ramos, Bosco Saraiva e Ricardo Nicolau disseram que não estarão presentes ao evento em São Paulo. Somente os 'lulistas de carteirinha vão à festa'

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 05/05/2022 às 20:11 | Atualizado em: 05/05/2022 às 20:11
O lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto deverá contar apenas com as presenças dos parlamentares e lideranças políticas do PT Amazonas e partidos da federação, como PCdoB e PV.
O evento acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo, às 10h deste sábado, dia 7 de maio.
De acordo com apuração do BNC, uma lista mínima de oito lideranças políticas locais estariam presentes como por exemplo: os deputados petistas José Ricardo e Sinésio Campos, os ex-senadores João Pedro Gonçalves e Vanessa Grazziotin (PCdoB).
“O deputado José Ricardo (PT-AM) confirma presença no lançamento da pré-campanha de Lula à Presidência da República, que acontece nesse sábado, dia 07, em São Paulo. Na oportunidade, deve falar sobre o cenário local”, informou a assessoria do parlamentar.
Além desses “lulistas de carterinha”, havia indicações de que o senador Omar Aziz e o deputado Marcelo Ramos, ambos do PSD – partido que ensaia apoio à candidatura Lula-Alckmin ainda no primeiro turno das eleições – iriam comparecer ao lançamento.
Cogitava-se ainda, com as presenças em São Paulo, os representantes do Solidariedade do Amazonas: o deputado federal Bosco Saraiva e o deputado estadual Ricardo Nicolau.
Na última terça-feira (3), na capital paulista, o Solidariedade oficializou o apoio à candidatura de Lula à Presidência da República. Na solenidade, lá estavam Saraiva, Nicolau, Omar e Marcelo Ramos.
Leia mais
Ao lado de Lula, Omar Aziz defende formação de frente ampla
Lula e Omar Aziz, em sintonia para 2022: ‘País precisa voltar a ser nação’
Ouvidos pelo BNC, Ramos e Aziz disseram que não vão poder participar do lançamento da candidatura Lula por terem agenda em Manaus.
Bosco Saraiva e Ricardo Nicolau também não estarão presentes ao evento.
“Ainda estamos iniciando conversações com PT do Amazonas para apoiar Ricardo Nicolau ao governo do estado”, disse o presidente regional do Solidariedade.
Por outro lado, a federação PT-PCdoB-PV analisa lançar o nome do ex-senador João Pedro Gonçalves ao governo do Amazonas, o que inviabilizaria o apoio a Nicolau.
Quatro mil convidados
De acordo com o UOL, a chapa Lula-Alckmin será anunciada como pré-candidatura por respeito à legislação eleitoral. O ato terá 4.000 convidados, entre políticos em geral, pré-candidatos nos estados, artistas, empresários, sindicalistas e representantes da sociedade civil.
Sete partidos se aliarão oficialmente: PT, PSB, PCdoB, Psol, Rede, PV e Solidariedade.
Representantes de outros partidos, como PSD, Avante e MDB, também foram convidados para o ato de sábado.
Foto: BNC Amazonas