O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), está no grupo que anunciou ontem (19) que quer comprar vacinas sem esperar pelo governo de Bolsonaro e Pazuello. O anúncio foi feito pelo líder dos governadores, Wellington Dias, do Piauí (PT).
Conforme ele, além de Lima, outros 15 governadores apoiam o movimento que cansou das promessas do governo federal.
Até um documento iniciando esse processo de compra já foi feito ao Instituto Butantan, para conhecer o cronograma e a capacidade de produção.
Além disso, o grupo tentará negociar com a AstraZeneca.
A preocupação dos governadores aumenta à medida que o presidente e seu ministro da Saúde não assumem a responsabilidade de avançar na vacinação dos brasileiros. Até agora, a vacina chegou a apenas 2,7% da população.
Com a compra direta, o Amazonas e os demais estados querem chegar a 25% da população imunizada até abril.
“Não é razoável os estados ficarem nessa insegurança com algo tão sério, em que o coronavírus está ‘pipocando’ para todo lado. Por isso, os estados vão comprar diretamente dos fabricantes e, assim, poderemos alcançar, até julho, a imunização de 70% da população”, disse Dias.
Leia mais
Pazuello oculta dados sobre queda de mortes no AM, diz pesquisador
Reduzir internações e mortes
Concordam os governadores que só assim é possível quebrar o avanço do coronavírus. “É isso que vai reduzir hospitalização e óbito. É isso que vai salvar vidas”, afirmou.
Confira na publicação do UOL Notícias os demais governadores que cansaram de esperar por Bolsonaro e Pazuello.
Foto: Reprodução/TV Tiradentes