AM tenta abrir parceria comercial com os Emirados Árabes

Publicado em: 17/04/2017 às 06:04 | Atualizado em: 17/04/2017 às 06:04

O Amazonas está de olho em um dos mercados mais cobiçados do mundo: os Emirados Árabes Unidos, que já possuem relação com o Estado por intermédio do jiu-jitsu, mas agora manifestou interesse na mineração e no pescado.

A possibilidade de fechamento de negócio com os árabes poderá ocorrer nesta semana com a viagem a Abu Dhabi do secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Jorge Júnior (foto destacada), que embarca amanhã para aquele país na perspectiva de prospectar acordos comerciais.

Os sheiks de Abu Dhabi tomaram conhecimento do potencial do Amazonas nessas duas áreas por intermédio das competições esportivas realizadas por atletas na capital dos Emirados Árabes Unidos e na última seletiva de jiu-jitsu para o famoso mundial de Abu Dhabi disputada em Manaus.

“Se as conversas avançarem deveremos levar empresários na próxima oportunidade. Ou até mesmo receber autoridades árabes aqui em Manaus”, disse Jorge Júnior.

Para o secretário, a viagem aos árabes é apenas uma parte da pauta de comércio exterior que o Amazonas vem tratando para sair da crise, indo atrás de parceiros e não esperando que eles procurem o Estado.

“Essa semana o embaixador do Cazaquistão veio pra uma audiência com o governador José Melo e eles estão interessados em intensificar a relação comercial. Mineração e fruticultura são os focos. Agora, estamos indo até os possíveis parceiros. Essa é a grande visão do governador: ir atrás de negócios e não esperar que eles venham”, acrescentou.

 

Foto: BNC.