No site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) estão disponíveis 14 editais e chamadas públicas para pesquisadores do Amazonas.
Para 11 editais lançados neste mês estão sendo destinados R$ 12,9 milhões em verba do estado, conforme o governo, para apoiar até 145 projetos de pesquisa, de ciência, tecnologia e inovação.
Dos 11 editais, oito são inéditos.
As informações estão no site da Fapeam https://www.fapeam.am.gov.br/editais/?aba=editais-abertos
Entre os programas lançados estão:
– Fixação de recursos humanos para o interior do estado:
– Mestres e doutores por calha de rio:
– Humanitas;
– Apoio a pesquisas e ações estratégicas em bioeconomia; e
– Inovação social: soluções inovadoras e sustentáveis em áreas prioritárias.
Para contribuir com ações de popularização de ciência, o governo lança três programas inéditos:
– Apoio à participação em exposição inovadoras técnico-científicas e artísticas;
– Apoio ao influenciador científico em CT&I; e
– Apoio à disseminação do conhecimento científico tecnológico e inovador no âmbito da pós-graduação stricto sensu.
Na linha de formação de recursos humanos, foram lançados os programas de amparo à graduação e o de apoio e inovação à tecnologias emergentes.
Há também programas inéditos e específicos para amparar projetos na área de empreendedorismo de base tecnológica, por meio dos programas de apoio à criação de jogos eletrônicos e o de apoio à pesquisa agroprodutiva: inovação e sustentabilidade.
Leia mais
Além desses, a Fapeam ainda tem três editais e chamadas públicas vigentes, sendo dois internacionais: Belmont forum collaborative research action – tropical forests e Global implications and pressing actions – Cra forests 2024, em parceria com o Instituto Interamericano de Pesquisas sobre Mudanças Globais e a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp); Programa Horizon Europe 2021-2027, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e chamada pública Confap – Iniciativa Amazônia +10 – Expedições Científicas, em conjunto com as demais fundações de amparo a pesquisa.
Para concorrer, os pesquisadores precisam acessar os editais e atender os requisitos de cada chamada pública.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil