O estado do Amazonas emplacou mais quatro nomes na equipe de transição do governo Lula. O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), na manhã desta quarta-feira (16).
Os nomes são:
Marilene Corrêa, pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ela vai compor o grupo de trabalho que vai cuidar do meio ambiente.
João Pedro Gonçalves, segundo suplente eleito na chapa do senador Omar Aziz (PSD). Ele já foi vereador, deputado e senador da República. Também já presidiu a Fundação Nacional do Índio (Funai).
Leia mais
Marivelton Baré, da Federação das Organizações dos Povos Indígenas do Rio Negro (Foirni). João e Marivelton estão no GT que irá tratar das questões dos povos originários. Esse grupo terá grande atenção porque dele sairá o já anunciado Ministério dos Povos Originários.
Orsine Júnior (PSD), candidato a deputado federal este ano não eleito, já foi presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Orsine está no GT Turismo.
Com esses quatro novos indicados, o Amazonas já passa a ter sete quadros compondo a transição do futuro governo federal.
Os primeiros anunciados foram o senador Omar Aziz (PSD), o deputado federal Marcelo Ramos (PSD) e Bruna Brelaz, presidente da UNE, anunciada na última segunda-feira.
Lula em ação
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou para São Paulo no fim da tarde deste sábado (5) depois de passar cinco dias na Bahia com a esposa Rosângela, mais conhecida como Janja.
A viagem a Porto Seguro se deu após a vitória nas urnas no segundo turno das eleições, no último domingo (30), contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na capital paulista, o petista deve receber o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) nesta segunda-feira (7) para dar continuidade às tratativas da transição de governos, em especial o anúncio dos nomes que irão compor a equipe de transição.
Até então, o ex-governador de São Paulo está à frente do processo de passada de bastão enquanto Lula tirava alguns dias de férias da campanha presidencial. Durante entrevista coletiva na última quinta, Alckmin afirmou que os principais critérios na escolha da equipe de transição de governo devem ser transparência, planejamento e continuidade.
“O presidente Lula é o presidente, é ele quem comanda todo o processo. Ele tirou uns dias de merecido descanso, está voltando no domingo e segunda-feira nós já vamos ter um conjunto de reuniões de trabalho para poder avançar na transição”, disse.
Segundo revelou o analista de política da CNN Caio Junqueira, o vice-presidente eleito se reúne neste domingo com o Partido dos Trabalhadores (PT) para debater questões de transição.
Leia mais na matéria de Tamara Nassif e Carolina Figueiredo da CNN Brasil
Foto: divulgação PT