O governador Wilson Lima disse, na abertura da semana da Pátria e do Amazonas, que o povo amazonense paga alto preço para que a floresta esteja 90% preservada.
Na abertura da semana da Pátria e do Amazonas, nesta segunda, dia 2, o governador Wilson Lima (PSC) destacou esse esforço do povo amazonense, “que teve de abrir mão de muita coisa e ainda paga um preço muito alto”, pela preservação ambiental.
Em solenidade no complexo turístico da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus, Wilson ressaltou a importância do tema “Amazônia: soberania, fraternidade e paz”.
Wilson afirmou que é necessário fortalecer o sentimento de independência, respeito aos símbolos cívicos e comprometimento com o Brasil.
“A Amazônia, mais uma vez, tem a atenção do mundo inteiro, mas, infelizmente, por notícias ruins, em razão das questões das queimadas. É importante, porém, ressaltar que, hoje, nós [do Amazonas] estamos com 90% das nossas florestas preservadas”, afirmou.
Leia mais
“Não tem preservação com povo passando fome”, diz Wilson
Programação da independência
O Governo do Estado faz no dia 5, data de elevação do Amazonas à categoria de província, três momentos de comemoração.
Às 7h, haverá homenagem póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, o primeiro presidente da província do Amazonas.
É na praça 5 de Setembro (praça da Saudade), no centro de Manaus.
Às 10h, Wilson recebe cumprimentos do corpo consular do Amazonas, no centro cultural Palácio Rio Negro. Simultaneamente ocorrerá o desfile naval na Ponta Negra.
O tradicional desfile escolar, com 15 mil alunos de escolas públicas do Amazonas, é às 17h, no centro de convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, à avenida Pedro Teixeira, Flores.
No dia 7 de setembro, as comemorações pelo Dia da Independência do Brasil começam com o desfile militar, às 7h30, no sambódromo.
Às 10h, o abafamento do fogo simbólico, encerra o evento comemorativo.
Leia mais
Foto: BNC Amazonas