Em post que fez em seu Facebook, no fim da tarde deste sábado, dia 17, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), resolveu esticar ainda mais a corda com o senador Eduardo Braga (PMDB), com quem rompeu a aliança que fizeram no ano passado.
Em claro tom de provocação ao peemedebista, o tucano fez um convite público a seu vice, Marcos Rotta, que é do PMDB, para que ele ingresse no PSDB.
Na publicação, Arthur diz que, em seu partido, Rotta teria oportunidade de crescer e reiterou o que vem falando desde que a Justiça Eleitoral decidiu, no início de maio, cassar o ex-governador José Melo (Pros), quando comentou que seu vice daria um bom governador.
“Aqui você disporá de efetivo espaço para crescer politicamente e poder almejar voos novos e brilhantes. Você, aliás, a depender de mim e do meu partido, já estaria, neste instante, disputando o governo estadual, em aliança com o PMDB e outras agremiações”, escreve.
Sem citar o nome de Braga, mas referindo-se ao nome dele como candidato a governador, Arthur deixa a entender que não concordava com a candidatura e classifica a escolha de “individualismo nocivo e destinado a colher mais uma derrota”.
No último parágrafo, Arthur mostra que a intenção de seu convite a Rotta é fazer com que ele entre na campanha política e peça voto contra a candidatura de Braga.
“A ninguém é dado ficar neutro, em hora tão grave. Seu papel haverá de ser fundamental. Temos um projeto de Manaus em curso, que não deve e não pode desintegrar-se ou sofrer defecções. Manaus e Amazonas em primeiro lugar! O PSDB receberá Marcos Rotta de braços e corações abertos”.
Nos bastidores, há informação de que o vice-prefeito estaria sendo pressionado por Braga a se exonerar do cargo de secretário Municipal de Infraestrutura, licencie-se da prefeitura e entre na campanha peemedebista.
Leia, na íntegra, o post do prefeito:
Marcos Rotta uso deste instrumento para convida-lo a ingressar, em posição de honra, no PSDB. Aqui você disporá de efetivo espaço para crescer politicamente e poder almejar voos novos e brilhantes. Você, aliás, a depender de mim e do meu partido, já estaria, neste instante, disputando o governo estadual, em aliança com o PMDB e outras agremiações.
Não fomos nós a barrar uma solução que seria agregadora, aglutinadora , anticaudilhista e democrática. Não partiu do PSDB o individualismo nocivo e destinado a colher mais uma derrota, se tivesse dependido somente de mim e do meu partido.
Minha forma de ver a política se recusa a ver “concorrentes” em qualquer militante que se destaque e manifeste ambições legítimas. Olho para o lado e vejo companheiros e não subalternos. Não sou o mandacaru nordestino, falto de folhas e cheio de espinhos, que não oferece sombra nem encosto. Ao contrário, cultivo a árvore frondosa, que enxerga e respeita os companheiros e o direito de cada um a construir sua melhor trajetória política.
Seu lugar, portanto, é no PSDB, construindo perspectivas positivas e valiosas para Manaus. Nosso partido lhe convida a nele ingressar, para ser um dos seus principais líderes, num projeto estratégico que visa a ajudar a reconstruir o Amazonas devastado, saqueado e vilipendiado de hoje.
A ninguém é dado ficar neutro, em hora tão grave. Seu papel haverá de ser fundamental. Temos um projeto de Manaus em curso, que não deve e não pode desintegrar-se ou sofrer defecções. Manaus e Amazonas em primeiro lugar! O PSDB receberá Marcos Rotta de braços e corações abertos.
Afetuoso abraço.
Arthur Virgílio Neto
Foto: BNC