Em pré-eleição, Arthur abraça Eron em homenagem tucana a comunista

Publicado em: 25/06/2018 às 15:26 | Atualizado em: 25/06/2018 às 15:26

Solenidade de inauguração realizada pela Prefeitura de Manaus nesta segunda-feira, dia 25, deixou muita gente politicamente atônita.

O evento da gestão tucana estava cheio de comunistas, convidados; o prefeito Arthur Neto (PSDB) foi visto em afagos e trocando largos sorrisos com o presidente estadual do PCdoB-AM, o ex-deputado Eron Bezerra.

Eron chegou a compor a mesa de autoridades, fez discurso e foi cumprimentado publicamente pelo prefeito como “prezado amigo”.

Tudo isso aconteceu em pleno período de formação de alianças para a campanha política deste ano.

Arthur Neto chegou comentar a situação, dizendo:

“O pessoal vendo a gente aqui deve ser um negócio. As pessoas estão muito acostumadas com maniqueísmo, ‘estou de bem, estou de mal’, mas não é isso”, disse o prefeito.

Juntos assim, e trocando confetes, nem de longe lembrava a histórica rivalidade, com episódios de desavenças que marcaram a atividade política, no Amazonas, entre o PSDB e o PCdoB.

Tucanos e comunistas estavam ali porque Arthur resolveu batizar uma Unidade de Saúde Básica Fluvial, inaugurada hoje, com o nome Antonio Levino, médico, ex-presidente do PCdoB-AM, falecido em abril do ano passado.

Os dois lados pareciam ter superado as batalhas eleitorais mais duras que travaram em 2010, quando Vanessa Grazziotin foi eleita senadora tirando Arthur Neto do Congresso, e, em 2012, quando tucano, em novo confronto direto com a comunista, derrotou-a na briga pelo comando da Prefeitura de Manaus.

“Já nos enfrentamos em muitas eleições. O Eron já votou muito contra mim, mas estou no saldo, porque ele já votou mais em mim do que contra”, brincou o prefeito.

Fora diretamente da disputa política eleitoral deste ano, o prefeito mexeu com o sentimento dos comunistas, ao escolher Levino para homenagear.

O falecido comunista era querido no partido e considerado um habilidoso negociador, que conversou com o prefeito pouco antes de morrer.

Para aliados do prefeito, a homenagem mostra o quanto o tucano está leve às vésperas da disputa política.

No mesmo ato, Arthur também entregou a UBSF Ney Lacerda.

Juntas, as duas unidades básicas de saúde vão atender a 16 mil ribeirinhos que moram nos rios Negro e Amazonas.

 

Foto:  Alex Pazuello/Semcom