Arthur promete passar saúde básica ao novo prefeito com 70% coberta

Conforme o prefeito, essa cobertura abrange estruturas amplas e modernas e novas UBS (unidades básicas) ainda a ser inauguradas

Arthur promete passar saúde básica ao novo prefeito com 70% coberta

Mariane Veiga

Publicado em: 09/11/2020 às 18:26 | Atualizado em: 10/11/2020 às 14:26

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), afirmou hoje (9) que vai passar a gestão do município com a saúde básica 70% coberta. Ele encerra em 31 de dezembro oito anos seguidos de mandato.

Conforme ele, essa cobertura abrange estruturas amplas e modernas e novas UBS (unidades básicas) ainda a ser inauguradas.

Hoje ele visitou as obras de UBS do bairro Jorge Teixeira, zona leste. Segundo o prefeito, essa unidade vai prestar 17 mil atendimentos por mês.

“Estamos com 65% de cobertura por parte da prefeitura, mais os 25% dos planos de saúde da rede particular, que dá 90% de cobertura de assistência básica de saúde. Essa unidade, no Jorge Teixeira, e mais outra que iremos inaugurar, vão contribuir para nós alcançarmos os 70% de cobertura na atenção básica até o final do ano”, disse.

Arthur afirmou, ainda, que programas realizados pelo município ajudaram no avanço da cobertura básica de saúde.

 

Cobrança

Depois do Jorge Teixeira, o prefeito foi verificar o andamento das obras do  Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) no bairro Novo Aleixo, zona norte.

De acordo com ele, a intenção é inaugurar a obra ainda na sua gestão. Por isso, cobrou celeridade nos trabalhos, na terceira visita ao local em quatro dias.

Conforme a prefeitura, a presença do prefeito já deu resultado e a construtora aumentou o efetivo de trabalhadores, o número de turnos e de dias trabalhados. Além disso, as frentes de obras passaram de cinco para oito.

“Meu objetivo é que possamos entregar essa obra ainda durante a minha gestão. Eu confio mais do que ninguém na empresa, sei que são capazes e que vão fazer, vou estar aqui do lado deles para dar as coordenadas e força moral”.

Os Cimes estão sendo construídos em áreas de Manaus onde o Índice de Desenvolvimento Humano é mais baixo, como forma de garantir a diminuição na desigualdade social onde a carência é maior.

“Essas localidades foram escolhidas a dedo por mim. Fui ver quais tinham o Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo. Estamos olhando a cidade como um todo e trabalhando para diminuir a desigualdade social, dando educação e chance às pessoas”, afirmou Arthur.

Outros três Cimes vão reforçar a rede municipal a partir do próximo ano letivo, atendendo moradores dos bairros Distrito Industrial 2 e Jorge Teixeira, ambos na zona leste, e no Lago Azul, na norte.

As obras integram o Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), com recursos do BID, de US$ 52 milhões.

A contrapartida da prefeitura é a construção de sete creches.

 

Leia mais

Arthur comprará de Doria dois milhões de doses da CoronaVac para Manaus

 

 

Foto: Alex Pazuello/Semcom