Auditoria de urnas do TCU conclui zero de fraude
Prévia de segundo turno deve sair ainda hoje; ao final do processo de auditagem, 4.162 boletins de urna foram verificados
Mariane Veiga
Publicado em: 30/10/2022 às 16:22 | Atualizado em: 30/10/2022 às 16:40
O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu auditoria do primeiro turno das eleições com zero divergência entre os dados e espera divulgar a prévia da auditoria do segundo turno ainda neste domingo (30).
Ao final do processo de auditagem, 4.162 boletins de urna foram verificados em papel e comparados com a base digital de totalização de votos do Tribunal Superior Eleitoral. Cerca de 5,8 milhões de votos foram auditados.
Agora para o segundo turno, o mesmo esquema foi montado. Mas dessa vez, o TCU acredita que conseguirá entregar a primeira checagem em número menor de boletins ainda hoje.
“Assim como o TCU fez no 1° turno, uma equipe de auditores federais e de controle externo 100% concursada, totalmente independente tecnicamente e estável vai coletar a mesma mostra de 540 boletins de urna e fazer essa verificação sobre a correspondência entre o que consta nos boletins de urna e a base de totalização que vai ser divulgada pelo TSE”, afirmou o presidente do TCU, Bruno Dantas, à CNN.
No primeiro turno, o resultado dessa auditoria prévia veio somente no dia seguinte porque a divulgação da totalização dos votos para comparação ocorreu tarde da noite, no domingo.
Leia mais na CNN Brasil.
Foto: Divulgação