Base aliada de Lula em Manaus em rota de colisão

Vereador José Ricardo acusa Saullo Vianna de omisso sobre ajuda de Lula a Manaus e escancara tensão na base aliada do presidente.

Social Midia, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 05/07/2025 às 10:12 | Atualizado em: 05/07/2025 às 10:13

A recente crítica do vereador José Ricardo (PT) ao deputado federal licenciado e atual secretário municipal de Ação Social, Saullo Vianna (União Brasil), pelas redes sociais, expôs uma fissura cada vez mais visível dentro da base aliada do presidente Lula em Manaus. O motivo? O apagamento sistemático da imagem do presidente nas ações que envolvem recursos federais na capital amazonense por parte do secretário, na avaliação do vereador.

O estopim para a crise foi o lançamento do programa “Manaus por Você”, promovido pela Prefeitura com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias — um dos principais quadros do governo Lula. Apesar disso, nas postagens de Saullo nas redes sociais, não há qualquer menção ao presidente da República como figura-chave para viabilizar os investimentos anunciados.

Esquecimento seletivo

O conteúdo divulgado por Saullo Vianna sobre o programa repete um padrão: destaque ao prefeito David Almeida, ao ministro Wellington Dias e aos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga. Lula, o responsável maior pela liberação de recursos e pelo suporte às políticas sociais, foi convenientemente esquecido. Para José Ricardo, essa omissão é mais do que simbólica — é um desrespeito ao presidente e aos compromissos firmados com a base que o sustenta.

Racha se desenha em ano eleitoral

Com a aproximação das eleições gerais, o incômodo do PT com a condução das alianças em Manaus ganha novo peso.

José Ricardo tem dado sinais de desconforto com o papel secundário do governo Lula nas ações da prefeitura e, agora, com a postura de Saullo, que se beneficia da estrutura federal, mas evita atrelar sua imagem à do presidente Lula.

A crítica não é apenas protocolar. Ela revela a dificuldade que parte da base lulista enfrenta em conciliar o discurso nacional com as práticas locais. Enquanto David Almeida faz questão de citar o presidente nas ações da prefeitura, Saullo tenta se equilibrar num palanque que quer o recurso de Lula, mas não a sua imagem.

Política social sem Lula?

O programa “Manaus por Você” reúne várias iniciativas sociais — como o Leite em Casa, Mãe Manauara e Manaus Acolhe — que só foram possíveis com a ampliação de investimentos federais. Ainda assim, a estratégia de comunicação da secretaria liderada por Saullo parece querer atribuir todos os méritos à prefeitura e a parlamentares que se colocam como “parceiros”, mas silenciam sobre a fonte real dos recursos.

Leia mais

Ministro Dias participa de agenda social com David Almeida em Manaus

Para quem acompanha os bastidores, a crítica de José Ricardo é só o começo de um embate maior dentro em Manaus. A omissão de Saullo pode até agradar aos que buscam se distanciar do governo federal em nome de uma imagem mais “neutra”, mas certamente desgasta pontes com um dos principais líderes políticos do país e seu partido.

Se Lula continua invisível para alguns aliados locais, é sinal de que a fidelidade política pode ser, na prática, apenas um cálculo eleitoral. E isso tem custo.

Foto: Antônio Pereira / Semcom-Prefeito