A rede de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou a publicação do edital para a pavimentação de 52 quilômetros da BR-319, que liga Manaus/AM a Porto Velho/ RO.
O Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 24, trouxe o anúncio do presidente da República de que o Ministério da Infraestrutura vai abrir a licitação para o asfaltamento entre os quilômetros 198 e 250 da chamada “rodovia a integração”.
Nas redes sociais, os bolsonaristas espalharam mensagens como esta:
“Quatro décadas ouvindo promessas mentirosas aí vem o Bolsonaro e mete a porrada”.
A expressão reflete a decisão política do momento porque nas últimas duas décadas a Manaus-Porto Velho tem sido o centro do debate na área de infraestrutura do estado do Amazonas.
Desde 1970
A tentativa de asfaltá-la remonta os anos de 1970, quando foi criada, mas é a partir dos anos 2000 que os governos do Amazonas e bancada de deputados federais e senadores buscam a realização desse sonho com mais intensidade: interligar o Amazonas ao restante do país.
O processo se intensifica com a chegada do ex-senador Alfredo Nascimento ao Ministério dos Transportes, em 2003. E até a sua saída, em 2010, idas e vindas jurídicas e debates ambientais travaram o andamento da obra.
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Bolsonaro lança edital para pavimentar 52 quilômetros da BR-319
Com o lançamento do edital, nesta quarta-feira, mais uma batalha poderá estar sendo superada para concluir os 855 quilômetros da estrada.
“Estou absolutamente convencido que, sob o ponto de vista ambiental, a melhor coisa que se pode fazer é a pavimentação da BR-319, pois acaba com a degradação das áreas adjacentes”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Com investimento de R$ 220 milhões, a intervenção conta com a anuência do Ibama e da Justiça Federal e contemplará a recuperação das áreas degradadas que estão às margens da rodovia.
Trecho do meio e Eia-Rima
Horas depois de o Diário Oficial trazer o edital da pavimentação entre os quilômetros 198 e 250, em uma live com o senador Eduardo Braga (MDB-AM), o ministro fez novos anúncios:
Prometeu para 30 de junho o edital para a pavimentação do “trecho do meio” da estrada (entre os quilômetros 250 e 655), o mais problemático.
E nessa mesma data, segundo o ministro, também será publicado o edital de licitação para obras de manutenção e a entrega do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) para o Ibama autorizar o asfaltamento da rodovia.
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Freitas declarou que a pasta trabalhou “à exaustão” para que o Ibama libere rapidamente o Eia-Rima.
Segundo o ministro, o documento, cujo processo está paralisado há 11 anos, é essencial para o asfaltamento do trecho do meio.
“O acompanhamento desse licenciamento é uma prioridade nacional. Estamos muito otimistas com relação a isso. Em breve, esperamos dar uma boa notícia, que é a pavimentação desse trecho”, disse.
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Para Eduardo Braga, as obras de manutenção acabarão com o insano sofrimento de quem precisa percorrer aquela extensão. O senador diz que se trata de um marco porque vai melhorar a qualidade da via.
“A esperança deixa de ser uma lamparina e se torna um farol”, comemorou Eduardo Braga a retomada das obras na BR-319.