Bolsonaristas e políticos do Amazonas comemoram edital da BR-319

Apoiadores do presidente creditaram ao governo federal ação de pavimentar a Manaus-Porto Velho. Trecho do meio e Eia-Rima saem em 30 de junho

BR-319 43 anos 3

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 24/06/2020 às 18:56 | Atualizado em: 24/06/2020 às 19:00

A rede de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou a publicação do edital para a pavimentação de 52 quilômetros da BR-319, que liga Manaus/AM a Porto Velho/ RO.

O Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 24, trouxe o anúncio do presidente da República de que o Ministério da Infraestrutura vai abrir a licitação para o asfaltamento entre os quilômetros 198 e 250 da chamada “rodovia a integração”.

Nas redes sociais, os bolsonaristas espalharam mensagens como esta:

“Quatro décadas ouvindo promessas mentirosas aí vem o Bolsonaro e mete a porrada”.

A expressão reflete a decisão política do momento porque nas últimas duas décadas a Manaus-Porto Velho tem sido o centro do debate na área de infraestrutura do estado do Amazonas.

 

Desde 1970

A tentativa de asfaltá-la remonta os anos de 1970, quando foi criada, mas é a partir dos anos 2000 que os governos do Amazonas e bancada de deputados federais e senadores buscam a realização desse sonho com mais intensidade: interligar o Amazonas ao restante do país.

O processo se intensifica com a chegada do ex-senador Alfredo Nascimento ao Ministério dos Transportes, em 2003. E até a sua saída, em 2010, idas e vindas jurídicas e debates ambientais travaram o andamento da obra.

 

Leia mais 

Bolsonaro lança edital para pavimentar 52 quilômetros da BR-319

 

Com o lançamento do edital, nesta quarta-feira, mais uma batalha poderá estar sendo superada para concluir os 855 quilômetros da estrada.

“Estou absolutamente convencido que, sob o ponto de vista ambiental, a melhor coisa que se pode fazer é a pavimentação da BR-319, pois acaba com a degradação das áreas adjacentes”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Com investimento de R$ 220 milhões, a intervenção conta com a anuência do Ibama e da Justiça Federal e contemplará a recuperação das áreas degradadas que estão às margens da rodovia.

 

Trecho do meio e Eia-Rima

Horas depois de o Diário Oficial trazer o edital da pavimentação entre os quilômetros 198 e 250, em uma live com o senador Eduardo Braga (MDB-AM), o ministro fez novos anúncios:

Prometeu para 30 de junho o edital para a pavimentação do “trecho do meio” da estrada (entre os quilômetros 250 e 655), o mais problemático.

E nessa mesma data, segundo o ministro, também será publicado o edital de licitação para obras de manutenção e a entrega do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) para o Ibama autorizar o asfaltamento da rodovia.

 

Leia mais 

Convênio entre Ipaam e Ibama acelera licenças para asfaltar BR-319

 

Freitas declarou que a pasta trabalhou “à exaustão” para que o Ibama libere rapidamente o Eia-Rima.

Segundo o ministro, o documento, cujo processo está paralisado há 11 anos, é essencial para o asfaltamento do trecho do meio.

“O acompanhamento desse licenciamento é uma prioridade nacional. Estamos muito otimistas com relação a isso. Em breve, esperamos dar uma boa notícia, que é a pavimentação desse trecho”, disse.

 

Leia mais 

Cidade reforça que pavimentação da BR-319 precisa sair do papel

 

Para Eduardo Braga, as obras de manutenção acabarão com o insano sofrimento de quem precisa percorrer aquela extensão. O senador diz que se trata de um marco porque vai melhorar a qualidade da via.

“A esperança deixa de ser uma lamparina e se torna um farol”, comemorou Eduardo Braga a retomada das obras na BR-319.