Bolsonaro diz que pode descumprir medida do STF sobre terras indígenas
Medida permitiria que povos indígenas que não ocupavam suas terras antes da promulgação de 1988 reivindiquem a demarcação

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/04/2022 às 09:35 | Atualizado em: 26/04/2022 às 09:35
O presidente Jair Bolsonaro fez ontem (25) novo desafio ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse que pode descumprir decisão sobre a demarcação de terras indígenas caso o novo marco temporal seja aprovado pela corte.
Conforme publicação do jornal Estado de Minas, a medida permitiria que povos indígenas que não ocupavam suas terras antes da promulgação de 1988 reivindiquem a demarcação.
A afirmação de Bolsonaro ocorreu ao participar da abertura da 27ª Agrishow, feira internacional de tecnologia voltada para o agronegócio, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Sobretudo, o presidente afirmou que “não tem alternativa”.
Nesse sentido, Bolsonaro afirmou:
“Vocês sabem que, dentro do Supremo, tem uma ação que está sendo levada adiante pelo ministro [Edson] Fachin querendo um novo marco temporal [de demarcação de terras indígenas]. Se ele conseguir vitória, restam duas coisas: entregar a chave para o Supremo ou falar que não vou cumprir. Não tenho alternativa”.
Ao mesmo tempo, em meio às críticas ao novo marco temporal e acenando à plateia, Bolsonaro sugeriu que os ministros do STF disputem a Presidência da República para governar o país.
Leia mais no Estado de Minas.
Leia mais
Bolsonaro desafia ministros do STF: “Quem eles pensam que são?”
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil