Bolsonaro manda “escudo” Pazuello ao AM com passagem só de ida
Ministro da Saúde estaria sendo usado pelo presidente para evitar mais queda de popularidade

Ferreira Gabriel
Publicado em: 25/01/2021 às 11:43 | Atualizado em: 25/01/2021 às 11:43
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, desembarcou de surpresa no Amazonas neste final de semana, sem data para deixar o estado.
Conforme analista, trata-se de uma estratégia do presidente Jair Bolsonaro de usar o general como escudo para evitar continuar caindo na popularidade junto ao brasileiro.
Tanto Bolsonaro quanto Pazuello estão no centro das críticas em todo o país e, no caso do ministro, investigados pelos episódios de tentativa de “lavagem” do estoque de cloroquina e omissão de socorro de oxigênio a Manaus a tempo de evitar muitas mortes.
Portanto, são esses motivos que vêm levando à crescente reprovação de Bolsonaro e seu governo na gestão da epidemia no país do coronavírus (covid-19).
Leia mais
Desgaste
Conforme pesquisa Datafolha realizada nos dias 20 e 21 de janeiro, subiu de 42% para 48% o índice dos que acham o desempenho de Bolsonaro ruim ou péssimo no campo da pandemia. Em suma, a comparação é feita em relação ao levantamento de dezembro. No entanto, sua rejeição geral, no mesmo período, subiu de 32% para 40%.
Esse desgaste fica evidenciado em outro ponto da pesquisa: para 46% dos entrevistados, o governador João Doria (PSDB-SP) fez mais contra a pandemia do que Bolsonaro. Por outro lado, 28% apontam o presidente como político mais empenhado na tarefa do que o tucano.
Leia mais no G1
Leia mais
Foto: Carolina Antunes/PR