Bolsonaro vira sinônimo de ‘queimação de nome’ do AM na eleição da OAB
Presidente da OAB-MS fez circular que Alberto Simonetti, candidato a presidente da Ordem, estava sendo procurado por filho de Bolsonaro

Diamantino Junior
Publicado em: 10/07/2021 às 12:05 | Atualizado em: 10/07/2021 às 12:05
Em 2018, quando Bolsonaro chegou à Presidência da República, o fenômeno direitista encontrou ressonância na eleição da OAB-AM.
Quem não se alinhou a Bolsonaro, preferia não contrariar a onda e o pensamento vencedores daquela sucessão nacional.
Passados três anos, entre os advogados, Bolsonaro virou sinônimo de queimação.
Leia mais
OAB nacional se reúne para debater pedido de impeachment de Bolsonaro
É o que noticia neste sábado O Antagonista.
O site publicou que o presidente da OAB de Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche, tentou associar o nome do advogado amazonense Alberto Simonetti ao de Flávio Bolsonaro, filho do presidente.
Simonetti é candidato à presidência da OAB nacional e é tratado como favorito.
“Há duas semanas, o presidente da OAB de Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche, estava em um evento com outros conselheiros, quando recebeu uma ligação em seu celular. Fez questão de dizer aos pares que se tratava de Flávio Bolsonaro. Afirmou ainda que o senador havia pedido apoio a Simonetti. Mansour, no entanto, faz parte da oposição a Felipe Santa Cruz.”
Santa Cruz, atual presidente da OAB, apoia a candidatura do amazonense.
O revés na imagem do mito ocorre num contexto em que o presidente se vê com casos de corrupção batendo à sua porta e pesquisas eleitorais mostrando que ele corre risco até de não ir para o segundo turno em 2022.
O site deixa claro que Simonetti tem posicionamento de oposição a Bolsonaro e que até defende o impeachment do atual presidente da República.
Amazonense na ponta
Advogados que acompanham as movimentações da sucessão a presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nacional dobraram a aposta na candidatura do amazonense José Alberto Simonetti.
Integrante da atual diretoria da organização, como secretário-geral, a sete meses do pleito, Beto Simonetti já teria avançado com a grande maioria das seccionais que compõem a ordem.
Das 27 unidades estaduais, ele já teria o apoio de pelo menos 21.
Essa movimentação, conjectura membro da OAB-AM, faz de Beto Simonetti favorito ao pleito.
Hoje, seu principal adversário seria o baiano Luiz Viana Queiroz.
Este também faz parte da atual cúpula da OAB, liderada por Felipe Santa Cruz, que, segundo site O Antagonista, decidiu disputar as eleições do ano que vem no Rio de Janeiro.
Beto Simonetti é membro do Conselho Federal da OAB pelo quarto mandato.
Foto: Divulgação/EBC