Bolsonaro diz a Wilson que tem interesse em percorrer a BR-319

Bolsonaro e Wilson Lima

Publicado em: 09/07/2019 às 14:16 | Atualizado em: 09/07/2019 às 14:17

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse ao governador Wilson Lima (PSC) que quer percorrer a BR-319 na caravana programada para acontecer ainda este ano.

Wilson está em Brasília para uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para tratar da recuperação da rodovia e de outros assuntos como a manutenção do Fundo Amazônia e o contigenciamento de verbas do governo federal que fez o Bosque da Ciência fechar as portas. 

“Para a nossa surpresa o presidente passou pelo Ministério do Meio Ambiente no momento em que estávamos reunidos e entrou e participou da nossa reunião. Aproveitamos para voltar a tocar nas demandas do Amazonas, falamos da ideia de percorrermos a BR-319 e ele se interessou em entrar na caravana, esperamos que essa intenção que ele demonstrou amadureça. Para nós vai ser um prazer”, declarou o governador.

Durante a reunião ficou acertado a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para agilizar o processo de licenciamento ambiental, hoje o principal entrave para o recapeamento da rodovia.

 

Leia mais 

Maio passa e nada da expedição do ministro Tarcísio pela BR-319

Wilson tenta em Brasília evitar fim do Fundo Amazônia

 

Segundo Wilson Lima, a reunião foi extremamente produtiva, uma vez que as demandas do Estado foram encaminhadas pelo Governo Federal de forma célere.

“Nós tivemos uma primeira reunião em Parintins, durante o Festival Folclórico, e essa aqui foi resultado desse alinhamento. O ministro está muito disposto a nos ouvir e a discutir as soluções em conjunto, sobretudo, no que se refere a BR-319, que é hoje uma das nossas prioridades”, destacou Wilson Lima.

 

Purus

Outra demanda do Amazonas encaminhada pelo ministro do Meio Ambiente, diz respeito à aprovação do Zoneamento Ecológico Econômico da Calha do Purus. O ministro Ricardo Salles garantiu que ainda nesta terça-feira iria encaminhar o projeto para apreciação da Casa Civil.

 

Leia mais 

Ministro diz no Senado que asfaltamento da BR-319 começa em 2020

 

“O Zoneamento Ecológico Econômico da Calha do Purus ordena a questão produtiva e ambiental numa área muito sensível do Estado do Amazonas e vai ser um golaço para destravar o desenvolvimento daquela região, além de apontar mecanismos e modelos para os próximos, em especial a área do Madeira, do Baixo Amazonas e também da Região Metropolitana de Manaus”, explicou o secretário da Sema, Eduardo Taveira.

 

*Com foto e informações da Secom.