Buracos permanecem na BR-319 no trecho da propaganda do Dnit

Governo Federal quer dar tรญtulo definitivo a fazendas suspeitas de grilagem

Israel Conte

Publicado em: 19/08/2019 ร s 20:40 | Atualizado em: 19/08/2019 ร s 20:49

O vรญdeo publicitรกrio divulgado no fim de semana pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) sobre obras de recuperaรงรฃo na BR-319, num trecho de quase 200 quilรดmetros, esconde a realidade dessa parte da estrada e dos serviรงos.

A propaganda diz que o governo federal realiza a restauraรงรฃo da BR entre os quilรดmetros 13 e 198.

Uma equipe do BNC AMAZONAS percorreu nesta segunda-feira, dia 19, a rodovia atรฉ o quilรดmetro 180 e constatou que hรก mรกquinas trabalhando, mas em dois trechos que juntos nรฃo chegam a dez quilรดmetros.

Alรฉm disso, nem tudo รฉ reconstruรงรฃo da estrada. Hรก serviรงos de tapa-buracos em cerca de quatro quilรดmetros e repavimentaรงรฃo em outros cinco. Os trabalhos acontecem entre os quilรดmetros 130 e 145.

Depois disso, crateras, piรงarra e algumas poรงas de lama tomam conta da rodovia, inclusive com sinalizaรงรฃo do prรณprio Dnit alertando para o perigo de buracos na pista.

 

 

 

 

Erosรตes

Existem trechos onde a metade da estrada estรก destruรญda por erosรตes. Isso acontece, por exemplo, nos primeiros quilรดmetros da rodovia, na regiรฃo do Careiro da Vรกrzea.

O trecho que segue depois do mostrado no vรญdeo รฉ ainda mais complicado. Em determinados momentos, รฉ necessรกrio parar o carro totalmente para passar pelos buracos.

 

Na beira da estrada, moradores ouvidos pelo BNC manifestaram desconfianรงa com o trabalho de repavimentaรงรฃo.

Seu Chico, ex-caminhoneiro e que viu a abertura da estrada na dรฉcada de 1970, disse nรฃo acreditar que a BR-319 seja asfaltada por completo.

Ele acha tambรฉm que a estrada, por ter sido feito ร s pressas, nรฃo tem estrutura suficiente para suportar o peso do fluxo intenso de veรญculos e carretas.

โ€œPra ficar ideal, a BR-319 teria que ser destruรญda e reconstruรญda do zero. Porque foi feita em cima de um alagado e com bases de madeira que estรฃo apodrecendo e provocando depressรตes na pista. Nรฃo precisa ser inteligente, engenheiro, pra perceber que a รกgua acumulada dos dois lados da pista, enfraquece qualquer estrutura construรญda. O certo era que a รกgua ficasse afastada pelo menos 30 metros das margens da estradaโ€, disse.

Confira vรญdeos da situaรงรฃo da rodovia.

 

 

 

 

 

Polรชmica

Nesta segunda-feira, o vรญdeo divulgado pelo Dnit mostrando o reasfaltamento da BR-319 foi alvo de polรชmica.

Tรฉcnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informaram que as imagens eram de 2017, e que contratos das obras que acontecem hoje foram feitos ainda no governo Temer.

O Dnit se pronunciou, por meio de nota oficial, afirmando que as imagens foram gravadas na รบltima quinta-feira, dia 15, entre os km 141 e 144.

Leia na รญntegra, a nota abaixo.

 

Nota oficialย 

O DNIT esclarece que o vรญdeo a respeito da BR-319/AM, publicado nas redes sociais da Autarquia, foi produzido pela empresa contratada para a restauraรงรฃo da rodovia federal. As imagens foram feitas em 15 de agosto de 2019, portanto, uma aรงรฃo atual do departamento.

O vรญdeo foi gravado do km 141 ao km 144 – o trecho em restauraรงรฃo vai do km 13 ao km 198.ย 

A rodovia รฉ de grande importรขncia, pois liga Manaus ร  Porto Velho, consistindo na รบnica via terrestre entre o Amazonas e o restante do paรญs.ย 

 

Fotos e vรญdeos: Alan Geisler/BNC