Cientista do Inpa diz que BR-319 aproxima Manaus do arco do desmatamento

A รกrea de aproximadamente 500 mil kmยฒ concentra 80% do desmatamento na Amazรดnia

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasรญlia

Publicado em: 15/05/2025 ร s 19:46 | Atualizado em: 15/05/2025 ร s 19:48

O cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazรดnia (Inpa) Philip Fearnside afirmou que o asfaltamento da BR-319 ligaria Manaus ร  regiรฃo do arco do desmatamento, que vai do oeste do Maranhรฃo e sul do Parรก em direรงรฃo ao oeste da Amazรดnia, passando por Mato Grosso, Rondรดnia e Acre.

A รกrea de aproximadamente 500 mil kmยฒ concentra 80% do desmatamento na Amazรดnia.

Ao ser questionado pelo InfoAmazonia, o site de geojornalismo, sobre o governo do presidente Lula da Silva em relaรงรฃo ao meio ambiente, Fearnside disse que โ€œcertamente Lula รฉ muito melhor que Bolsonaro em termos de meio ambiente, nรฃo hรก dรบvidas sobre issoโ€.

Contudo, o pesquisador criticou o presidente por causa da sua posiรงรฃo em relaรงรฃo ร  estrada. Disse que Lula fez muitas coisas que levarรฃo a mais desmatamento nas prรณximas dรฉcadas, como as estradas.

โ€œPor exemplo, em 10 de setembro do ano passado, ele anunciou seu apoio ao projeto de reconstruรงรฃo da rodovia BR-319, que ligaria Manaus, na Amazรดnia central, com o que chamamos de arco do desmatamento, onde 80% do desmatamento se concentra atรฉ agora. Isso permitiria que os desmatadores viajassem para diferentes locais e desmatassem a floresta tropicalโ€, advertiu.

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Sobre um plano de desenvolvimento sustentรกvel para a BR-319, o cientista do Inpa diz que historicamente nรฃo se segue a um projeto dessa natureza.

โ€œPode haver um plano com muito esforรงo para ter governanรงa, mas isso nรฃo significa que isso vai acontecer. Talvez daqui a dรฉcadas as coisas sejam diferentes, mas, de agora em diante, as decisรตes devem ser baseadas no que realmente รฉ provรกvel que aconteรงa, nรฃo no que vocรช gostaria que acontecesseโ€, diz.

Na opiniรฃo dele, a BR-319 promovia o desmatamento mesmo ganhando a licenรงa de instalaรงรฃo como modelo de estrada-parque, ou seja, projetada para conservar o meio ambiente.

โ€œDe fato, um dos relatรณrios de impacto ambiental da rodovia BR-319 usou o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, como exemplo, mostrando um mapa do parque com essas estradas, onde milhรตes de turistas as visitam e ninguรฉm corta as รกrvores. Mas esse รฉ um mundo completamente diferente do caos na fronteira da Amazรดniaโ€, afirmou.

Foto: reproduรงรฃo/YouTube