Cientista do Inpa diz que BR-319 aproxima Manaus do arco do desmatamento
A รกrea de aproximadamente 500 mil kmยฒ concentra 80% do desmatamento na Amazรดnia

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasรญlia
Publicado em: 15/05/2025 ร s 19:46 | Atualizado em: 15/05/2025 ร s 19:48
O cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazรดnia (Inpa) Philip Fearnside afirmou que o asfaltamento da BR-319 ligaria Manaus ร regiรฃo do arco do desmatamento, que vai do oeste do Maranhรฃo e sul do Parรก em direรงรฃo ao oeste da Amazรดnia, passando por Mato Grosso, Rondรดnia e Acre.
A รกrea de aproximadamente 500 mil kmยฒ concentra 80% do desmatamento na Amazรดnia.
Ao ser questionado pelo InfoAmazonia, o site de geojornalismo, sobre o governo do presidente Lula da Silva em relaรงรฃo ao meio ambiente, Fearnside disse que โcertamente Lula รฉ muito melhor que Bolsonaro em termos de meio ambiente, nรฃo hรก dรบvidas sobre issoโ.
Contudo, o pesquisador criticou o presidente por causa da sua posiรงรฃo em relaรงรฃo ร estrada. Disse que Lula fez muitas coisas que levarรฃo a mais desmatamento nas prรณximas dรฉcadas, como as estradas.
โPor exemplo, em 10 de setembro do ano passado, ele anunciou seu apoio ao projeto de reconstruรงรฃo da rodovia BR-319, que ligaria Manaus, na Amazรดnia central, com o que chamamos de arco do desmatamento, onde 80% do desmatamento se concentra atรฉ agora. Isso permitiria que os desmatadores viajassem para diferentes locais e desmatassem a floresta tropicalโ, advertiu.
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Sustentabilidade
Sobre um plano de desenvolvimento sustentรกvel para a BR-319, o cientista do Inpa diz que historicamente nรฃo se segue a um projeto dessa natureza.
โPode haver um plano com muito esforรงo para ter governanรงa, mas isso nรฃo significa que isso vai acontecer. Talvez daqui a dรฉcadas as coisas sejam diferentes, mas, de agora em diante, as decisรตes devem ser baseadas no que realmente รฉ provรกvel que aconteรงa, nรฃo no que vocรช gostaria que acontecesseโ, diz.
Na opiniรฃo dele, a BR-319 promovia o desmatamento mesmo ganhando a licenรงa de instalaรงรฃo como modelo de estrada-parque, ou seja, projetada para conservar o meio ambiente.
โDe fato, um dos relatรณrios de impacto ambiental da rodovia BR-319 usou o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, como exemplo, mostrando um mapa do parque com essas estradas, onde milhรตes de turistas as visitam e ninguรฉm corta as รกrvores. Mas esse รฉ um mundo completamente diferente do caos na fronteira da Amazรดniaโ, afirmou.
Foto: reproduรงรฃo/YouTube