No próximo dia 25, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o vice-presidente da República e ministro Geraldo Alckmin (PSB) inauguram o Distrito de Micro e Pequenas Empresas (Dimicro), no distrito industrial da ZFM (Zona Franca de Manaus).
Conforme Almeida, o Dimicro será a base para empresas que fornecem equipamentos para o polo industrial da ZFM.
A expectativa do prefeito é que 400 empregos diretos sejam gerados.
“O Dimicro vai ser uma incubadora com 28 empreendedores, com o apoio da prefeitura e, também, da Suframa. Esse espaço será fundamental para que esses trabalhadores possam desenvolver suas empresas dentro de uma estrutura confortável e adequada”, disse Almeida.
O local ocupa uma área total de 174.113,42 metros quadrados, cedida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Criado pela lei 1.238, de 28 de abril de 2008, o Dimicro foi inaugurado pela primeira vez em 2016, mas nunca foi ocupado por empresas.
Segundo a prefeitura, em 2021 foi feito um estudo para viabilizar o funcionamento, conforme a lei 2.739.
No total, o espaço abriga 28 galpões, sendo 10 medindo 235,73 metros; nove com 212,13 metros e outros nove com espaço de 94,78 metros.
O Dimicro também conta com áreas comuns, refeitório, sala de qualificação e descompressão, auditório, vestiários, estacionamento e ampliação da estação de tratamento de efluentes.
Leia mais
Novo Dimicro
Em um novo formato, o Dimicro começou a ser reformado em 2022, com recursos do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq).
Toda a estrutura dos galpões foi reestruturada, incluindo elétrica e subestação de energia, estrutura para ar comprimido, iluminação adequada, sistema de segurança, reforma interna dos galpões e adaptações de acessibilidade na parte externa.
As empresas, selecionadas pelo edital 5.606, são do ramo da ferramentaria, estrutura metálica, estamparia metálica, bio cosméticos, alimentício, injeção plástica, equipamentos industriais, artigos naturais, tecnologia ambiental, transporte, equipamentos hospitalares, entre outros.
Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom