Neuton Corrêa, da Redação
Pesquisa de intenção de votos para prefeito de Manaus às eleições do ano que vem, publicada na manhã desta quarta-feira, dia 30, mostra o ex-governador interino do Amazonas David Almeida (Avante) liderando a corrida.
O estudo é da empresa iMarketing, do empresário Durango Duarte, ouviu 2 mil pessoas nas seis zonas eleitorais da capital amazonense e foi feita no período de 25 e 28 de outubro.
Entre os três mais bem posicionados no resultado, em processo de estimulação do eleitor, no qual o nome do candidato é apresentado pelo coletor de dados ao entrevistado, ele aparece com 18,7% das intenções de voto.
Atrás dele, em empate técnico, figura o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido), com 17,8%, e o petista José Ricardo, que obteve 13,3% da preferência.
Segundo pelotão
No segundo pelotão da corrida eleitoral 2020, a pesquisa identificou que o vereador Chico Preto (PMN) puxa o bloco com 5,4%, seguido pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), com 5,3%, deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos), 5,2%, Marcos Rotta, 4,9% e Marcelo Ramos com 4,5%.
Mais atrás aparecem a secretária municipal de Assistência Social, Conceição Sampaio, com 3,9%, e depois, Josué Neto, com 2,5%.
Com menos de um ponto percentual, a pesquisa encontrou Felipe Souza (Podemos), com 0,7%, Yann Evanovick (PCdoB), com 0,4%, e o empresário Romero Reis, com 0,4%.
Segundo turno
A pesquisa simulou três cenários de segundo turno.
Em confronto direto, David Almeida venceria com mais de 16 pontos percentuais Amazonino Mendes. Ele ficaria com 46,2% enquanto Amazonino teria 29,9% dos votos.
David também venceria a disputa com José Ricardo. Ficaria com 46,8% dos votos enquanto o petista receberia 34,1%.
Zé Ricardo X Amazonino
Em possível disputa com Amazonino Mendes, José Ricardo venceria o ex-governador. O estudo lhe dá 42,1% das intenções de votos contra 31,9% do cacique.
Rejeição
O ex-governador Amazonino Mendes tem rejeição elevada na opinião dos eleitores. No resultado da pergunta “Em qual dos candidatos você não votaria de jeito nenhum”, ele aparece com 28,3%.
O ex-prefeito Serafim Corrêa é o segundo em rejeição, mas fica bem abaixo de Amazonino com 14,1%.
Conceição Sampaio tem a terceira maior rejeição, segundo esse estudo, com 7,2%.
Marcelo Ramos tem quase 6% de rejeição (5,9%).
Marcos Rotta ficou com 3,7%.
David Almeida tem a sexta rejeição entre os nomes estudos, mas é muito baixa, comparada a seu principal opositor nesta sondagem, já que tem 3,6% repulsa dos eleitores.
Foto: BNC AMAZONAS