Acontece nesta terça-feira (30) a aguardada filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal (PL). A cerimônia está marcada para às 10h, no auditório do complexo Brasil 21 em Brasília.
A solenidade vai reunir os 27 dirigentes estaduais da legenda, como o ex-senador Alfredo Nascimento, presidente do PL Amazonas, deputados, senadores e ministros de estado.
A exceção será o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM) que confirmou ao BNC a ausência no evento. Ele tem reiterado que não subirá no mesmo palanque onde estiver Jair Bolsonaro.
Por outro lado, também engrossarão as fileiras do evento o prefeito de Manaus , David Almeida (Avante) e o ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes (Patriota ). Os dois estão caminhando juntos desde ontem por Brasília.
Almeida e Menezes se encontraram na tarde desta segunda-feira (29), no Palácio do Planalto, com o presidente da República. O prefeito foi buscar recursos para Manaus e saiu com a promessa de R$ 1,154 bilhão para obras e projetos em várias de governo.
Leia mais
Coronel Menezes está de saída do Patriota e confirmou que vai se filiar no PL até o final deste ano, mais tardar no início do ano que vem.
“Vamos nos filiar ao PL e seremos candidatos [ao Senado] pelo partido. Esperamos tirar as imundícies do partido, tirar as imundícies que precisam ser limpas. Com certeza, quem não for Bolsonaro vai ser convidado a sair creio eu”, declarou.
David fica no Avante?
Por conta da confirmação de presença do prefeito David Almeida na filiação de Bolsonaro, especulou-se nos bastidores que ele estaria deixando o Avante, partido pelo qual foi eleito em 2020, para acompanhar o presidente da República no PL.
O BNC ouviu assessores próximos do prefeito de Manaus e de lideranças do PL no Amazonas que negaram a mudança de partido por parte de David Almeida. No entanto, ele admitiu ser admirador e apoiador do presidente da República e estará ao lado dele em 2022.
“Tenho alinhamento com o presidente isso é fato. Minha simpatia por ele é total e tenho esse compromisso pessoal com ele. E esse aporte de recursos, em apoio institucional, dá essa sinalização efetiva e isso estreita ainda mais as nossas relações. Certamente, ano que vem, muito provavelmente estaremos caminhando com o presidente da República”, garantiu David Almeida.
Nada de candidato a governador
Com relação aos demais cargos, como governador, senador, deputados federais e estaduais, o prefeito de Manaus disse que vai manifestar os apoios necessários no tempo certo e prometeu lá por meados de abril, maio ou junho.
E a candidatura ao governo do estado do Amazonas, que muita gente especula? Sobre isso, David respondeu com um sorriso maroto:
“Não, não, sou candidato a ser um bom prefeito da minha cidade, cumprindo o meu mandato, cumprindo com aquilo que foi sinalizado pela população de Manaus que me escolheu para resolver os problemas da minha cidade e eu quero poder ser um bom prefeito. Sigo, portanto, até o fim de 2024”.
Foto: Alan Santos/PR